A INSERÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: VANTAGENS, DESVANTAGENS E DESAFIOS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Palavras-chave:
Inteligência Artificial., Educação a Distância., Aprendizagem SignificativaResumo
Este trabalho aborda a temática da inserção da Inteligência Artificial (IA) nos cursos de Educação a Distância, propondo reflexões acerca das vantagens e desvantagens desse tipo de prática no contexto de educação, considerando uma análise sob a ótica discente, para que a IA possa ser inserida nos processos formativos a fim de gerar uma aprendizagem significativa na aplicação prática bem-sucedida deste recurso nas instituições de ensino. Essa pesquisa classifica-se como bibliográfica, uma revisão de literatura, de caráter qualitativo e enquadra-se na categoria explicativa. Para contribuir com esta produção, este artigo conta, ainda, com aportes relevantes acerca da temática de autores que emergiram no decorrer da exploração em referenciais teóricos. E, conclui-se que IA manifesta-se como uma ferramenta essencial na contemporaneidade, e o profissional docente pode maximizar o potencial da IA na educação, preparando os alunos para os desafios do século XXI.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 REEDUC - Revista de Estudos em Educação (2675-4681)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
