ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • MARCOS AUGUSTO DA SILVA UNICARIOCA
  • HUGO CESAR BELLAS UNICARIOCA Orientador(a)

Palavras-chave:

Alfabetização; docente; tecnologia.

Resumo

O presente artigo aborda os desafios enfrentados por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto ao uso das Tecnologias Digitais (TD) nos processos de alfabetização e letramento. A rápida evolução tecnológica e a falta de formação em TD adequada têm contribuído para deficiências no ensino, conforme apontado por estudos recentes. Esta pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso com abordagem de pesquisa-ação em uma escola da rede de Maricá (RJ). Inicialmente, aplicou-se um formulário via Google Forms para identificar as competências digitais dos professores. Em seguida, foram realizadas oficinas pedagógicas utilizando a ferramenta Canva, com o objetivo de elaborar atividades práticas voltadas à alfabetização e letramento. A competência dos professores das séries iniciais do ensino fundamental é destacada como essencial nesse processo. Recomenda-se ampliar a pesquisa para incluir alunos e outros profissionais da escola, a fim de obter uma visão mais abrangente das competências digitais na educação. 

Biografia do Autor

  • MARCOS AUGUSTO DA SILVA, UNICARIOCA

    Mestre Profissional em Novas Tecnologias Digitais na Educação pela UNICARIOCA. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Grande Rio. Especialização em Tecnologias à Distância pela Faculdade de Educação São Luís, FESL.  Especialização em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Universitário Cândido Mendes, IUCAM/RJ.

     

  • HUGO CESAR BELLAS, UNICARIOCA

    Pós-doutorado no Imperial College (Londres/Inglaterra), no Departamento de Cuidados Primários e Escola de Saúde Pública. Doutor em Engenharia de Produção - COPPE / UFRJ. Mestre em Saúde Pública pela ENSP - Fiocruz, Pós Graduado em Ergonomia COPPE / UFRJ, Pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Servidor público, atuando como pesquisador e co-fundador do grupo de pesquisas de Tecnologia, Informação e Resiliência em Saúde Pública (ResiliSUS) do Centro de Estudos Estratégicos, da Fundação Oswaldo Cruz, atua em parceria com o Laboratório do Grupo de Ergonomia e Novas Tecnologias (LabGENTE) da COPPE/UFRJ. Desenvolvendo pesquisas na área de Sistemas Complexos, Resiliência em saúde, com experiência na atuação e coordenação de projetos de pesquisa na área da Saúde (Gestão da Saúde, Atenção Primária, Regulação Ambulatorial, Gestão de Rede de Urgência e Emergência e Resiliência em saúde). Professor do mestrado do programa de pós graduação em novas tecnologias digitais para a educação no Centro universitário Unicarioca.

Downloads

Publicado

2025-10-03

Edição

Seção

Artigos