ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: O DESAFIO DA FORMAÇÃO DOCENTE
Palavras-chave:
Alfabetização; docente; tecnologia.Resumo
O presente artigo aborda os desafios enfrentados por professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental quanto ao uso das Tecnologias Digitais (TD) nos processos de alfabetização e letramento. A rápida evolução tecnológica e a falta de formação em TD adequada têm contribuído para deficiências no ensino, conforme apontado por estudos recentes. Esta pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso com abordagem de pesquisa-ação em uma escola da rede de Maricá (RJ). Inicialmente, aplicou-se um formulário via Google Forms para identificar as competências digitais dos professores. Em seguida, foram realizadas oficinas pedagógicas utilizando a ferramenta Canva, com o objetivo de elaborar atividades práticas voltadas à alfabetização e letramento. A competência dos professores das séries iniciais do ensino fundamental é destacada como essencial nesse processo. Recomenda-se ampliar a pesquisa para incluir alunos e outros profissionais da escola, a fim de obter uma visão mais abrangente das competências digitais na educação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 REEDUC - Revista de Estudos em Educação (2675-4681)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.