FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Palavras-chave:
Tecnologias Digitais. Formação de Professores. Educação Básica. Inovação Pedagógica.Resumo
O presente artigo discute os desafios e as possibilidades enfrentados pelos professores da educação básica na integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) em suas práticas pedagógicas. A pesquisa parte do pressuposto de que a formação continuada desempenha um papel central na qualificação docente para o uso significativo das TDIC no processo de ensino e aprendizagem. Por meio de uma abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica e análise documental, identificam-se lacunas estruturais, pedagógicas e epistemológicas que dificultam a inserção crítica das tecnologias digitais nas escolas públicas. Os resultados evidenciam que muitos professores ainda utilizam as TDIC de forma limitada, como instrumento de apoio às metodologias tradicionais, o que compromete o potencial interativo e formativo desses recursos. Destaca-se a urgência de políticas públicas que incentivem a formação continuada articulada com as necessidades reais docentes. Conclui-se que a integração efetiva das TDIC requer investimento em infraestrutura, suporte técnico, tempo para planejamento da cultura digital nas escolas depende diretamente da valorização e capacitação contínua dos profissionais da educação, com vistas a promover uma educação mais significativa, inovadora e conectada à realidade dos estudantes.
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