LETRAS QUE LIBERTAM: ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E EMPODERAMENTO PESSOAL

Autores

  • Jaqueline Neves de Oliveira UEG
  • Andréa Rodrigues Ribeiro Universidade Estadual de Goiás Orientador(a)

Resumo

O objetivo desta pesquisa é conhecer a história da EJA no Brasil, os benefícios da alfabetização de adultos, e a autonomia e empoderamento que o conhecimento pode despertar nas pessoas. Essa iniciativa da pesquisa, se deu por experiência de vida, onde após um longo período longe da escola, vivenciando todos probelmas de vida de um adulto não alfabetizado, resolvi voltar a estudar por meio do EJA, e vivenciei essa autonomia e transformação em minha vida. O problema proposto é evidenciar como o programa EJA pode trazer autonomia e empoderamento para as pessoas que fazem parte dele. A hipótese provável para o problema é que através do programa EJA, milhares de adultos que merecem e têm o direito de ser alfabetizados, tem sua vida transformada através da educação. A metodologia é o estudo exploratório de viés bibliográfico com análise interpretativa das fontes. Espera-se por resultado, ampliar a discussão acadêmica sobre a importância, mesmo no século XXI, de ainda existir adultos não alfabetizados.

Biografia do Autor

  • Jaqueline Neves de Oliveira, UEG

    Acadêmica(o) da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Sudoeste, Sede Quirinópolis (jaqmar2828@gmail.com).

  • Andréa Rodrigues Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás

    Pedagoga (UEG) e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, UFAL (2022). Docente no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (andrea.ribeiro@ueg.br).

Downloads

Publicado

2025-01-14

Edição

Seção

Artigos