LETRAS QUE LIBERTAM: ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS E EMPODERAMENTO PESSOAL
Resumo
O objetivo desta pesquisa é conhecer a história da EJA no Brasil, os benefícios da alfabetização de adultos, e a autonomia e empoderamento que o conhecimento pode despertar nas pessoas. Essa iniciativa da pesquisa, se deu por experiência de vida, onde após um longo período longe da escola, vivenciando todos probelmas de vida de um adulto não alfabetizado, resolvi voltar a estudar por meio do EJA, e vivenciei essa autonomia e transformação em minha vida. O problema proposto é evidenciar como o programa EJA pode trazer autonomia e empoderamento para as pessoas que fazem parte dele. A hipótese provável para o problema é que através do programa EJA, milhares de adultos que merecem e têm o direito de ser alfabetizados, tem sua vida transformada através da educação. A metodologia é o estudo exploratório de viés bibliográfico com análise interpretativa das fontes. Espera-se por resultado, ampliar a discussão acadêmica sobre a importância, mesmo no século XXI, de ainda existir adultos não alfabetizados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 REEDUC - Revista de Estudos em Educação (2675-4681)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.