A QUESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
O trabalho "A Questão do Trabalho Pedagógico Psicomotor na Educação Infantil" aborda a importância da psicomotricidade no desenvolvimento integral das crianças. O tema é centrado na aplicação de práticas psicomotoras no contexto educacional infantil, com o objetivo de investigar se essas atividades contribuem para o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças. A justificativa do estudo está na crescente valorização da educação infantil como fase fundamental para o desenvolvimento futuro e na relevância da psicomotricidade para promover um aprendizado mais completo e integrado. O estudo tem como objetivos principais analisar como acontece o estímulo de habilidades gerais e avaliar as estratégias pedagógicas utilizadas para incorporar a psicomotricidade no currículo. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica exploratória, que incluiu a análise de autores como Jean Piaget e Henri Wallon, que reforçam a conexão entre o desenvolvimento motor e cognitivo. O desenvolvimento da pesquisa sugere que a integração da psicomotricidade no currículo escolar não apenas favorece o desenvolvimento físico, mas também melhora aspectos como concentração e memória, essenciais para a aprendizagem. A conclusão destaca a psicomotricidade como uma ferramenta fundamental para uma abordagem pedagógica holística, e recomenda a capacitação de educadores para aplicá-la de forma eficaz, superando os desafios de implementação em escolas brasileiras.
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