A QUESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Daniella Martins Caldeira UEG
  • Andréa Rodrigues Ribeiro Universidade Estadual de Goiás Orientador(a)

Resumo

O trabalho "A Questão do Trabalho Pedagógico Psicomotor na Educação Infantil" aborda a importância da psicomotricidade no desenvolvimento integral das crianças. O tema é centrado na aplicação de práticas psicomotoras no contexto educacional infantil, com o objetivo de investigar se essas atividades contribuem para o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional das crianças. A justificativa do estudo está na crescente valorização da educação infantil como fase fundamental para o desenvolvimento futuro e na relevância da psicomotricidade para promover um aprendizado mais completo e integrado. O estudo tem como objetivos principais analisar como acontece o estímulo de habilidades gerais e avaliar as estratégias pedagógicas utilizadas para incorporar a psicomotricidade no currículo. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica exploratória, que incluiu a análise de autores como Jean Piaget e Henri Wallon, que reforçam a conexão entre o desenvolvimento motor e cognitivo. O desenvolvimento da pesquisa sugere que a integração da psicomotricidade no currículo escolar não apenas favorece o desenvolvimento físico, mas também melhora aspectos como concentração e memória, essenciais para a aprendizagem. A conclusão destaca a psicomotricidade como uma ferramenta fundamental para uma abordagem pedagógica holística, e recomenda a capacitação de educadores para aplicá-la de forma eficaz, superando os desafios de implementação em escolas brasileiras.

Biografia do Autor

  • Daniella Martins Caldeira , UEG

    Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (daniella.m.caldeira@gmail.com).

  • Andréa Rodrigues Ribeiro, Universidade Estadual de Goiás

     Pedagoga (UEG) e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas, UFAL (2022). Docente no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás (andrea.ribeiro@ueg.br).

Downloads

Publicado

2025-01-14

Edição

Seção

Artigos