O LÚDICO E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31668/reeduc-ueg.v10i1.14898

Palavras-chave:

Educação. Matemática. Lúdico.

Resumo

O Objetivo desse artigo é compreender a importância do lúdico no processo de ensino-aprendizagem e sua aplicação no desenvolvimento dos alunos na educação infantil. Justifica-se que a todo momento, as crianças se deparam com a matemática, assim, sendo, desde cedo, pode ser uma tarefa prazerosa, contando que, o lúdico faça parte dessa prática. Parte-se do problema sobre como o lúdico pode ser usado para auxiliar os discentes, da Educação Infantil na assimilação dos conceitos matemáticos? Trabalha-se com a hipóteses de tal, que todo docente deve saber da importância de trabalhar a matemática na Educação Infantil de forma que se preconizar e a viabilizar o desenvolvimento da criança, assim atendendo para além das definições e conteúdos geradores presentes na BNCC. A metodologia empregada é a exploratória de caráter bibliográfico com análise qualitativa das fontes. Aponta-se por resultado a constatação de que a partir do lúdico o educando venha a se interessar mais, que tenha vontade de criar e aprender associando as suas experiências.

Biografia do Autor

  • Andressa Ferreira Rodrigues, UEG

    Estudante de Licenciatura em Pedagogia (UEG) – e-mail: andressa09vct@hotmail.com

  • Laylla Carolina Lemos Rodrigues, UEG

    Estudante de Licenciatura em Pedagogia (UEG) – e-mail: layllacarolina10@outlook.com

  • Gilson Xavier de Azevedo

    Doutorado em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).

Downloads

Publicado

2024-03-06

Edição

Seção

Artigos