INCLUSÃO ESCOLAR: DESAFIOS, CONCEITOS E PARADIGMAS

É possível tornar a educação inclusiva?

Autores

  • Libia Vieira Borges
  • Wilma Alves Malaquias UEG- Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

educação – inclusão – respeito e diversidade.

Resumo

A diversidade é uma das maiores riquezas do ser humano no planeta e a existência de indivíduos diferentes numa cidade, num pais, com suas diferentes culturas, etnias e gerações fazem com que o mundo se torne mais complexo. O presente trabalho trata da inclusão apresentando conceitos e a sua aplicação na escola e educação inclusiva para a diversidade. Do ponto de vista da Prática pedagógica coletiva discute-se as mudanças significativas na estrutura e no funcionamento das escolas, na formação humana dos professores e nas relações família-escola. Vemos, portanto, uma força transformadora, a educação inclusiva aponta para uma sociedade inclusiva. A partir dessa compreensão apresenta-se algumas orientações para a inclusão na educação baseadas em uma pesquisa bibliográfica

Biografia do Autor

  • Libia Vieira Borges

    Mestranda em Ciências da Educação. Graduada em Ciências - Licenciatura Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás – UEG. Pós-graduada em Reengenharia de projetos educacionais pela FAS. Especialista em Educação infantil pela Faculdade Delta.

Downloads

Publicado

2021-06-15

Edição

Seção

Artigos