COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO:

PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM PBL E H

  • Gercimar Martins Cabral Costa Faculdade Quirinópolis
  • Letícia Lima Mota
  • Rosangela Ferreira Martins Oliveira
  • Daiane Alves Soares Toledo
  • Cleomar de Sousa Rocha UFG
Palavras-chave: Ensino Aprendizagem, Método PBL, Metodologias Ativas

Resumo

O presente trabalho se propõe a analisar sobre as práticas pedagógicas como um processo de ensino-aprendizagem em que se faz a utilização de metodologias ativas, como o método PBL e H. Como as metodologias ativas, que promovem a construção do conhecimento, proporcionam uma formação crítica - reflexiva ao educando? O ensino híbrido pode ser um fator decisivo para o bom desenvolvimento de competências e habilidades, perfazendo a necessidade de desenvolvimento de técnicas, métodos e processos baseados na aprendizagem ativa por meio de problemas. O objetivo foi verificar e analisar a importância e utilização da cooperação e colaboração no processo de ensino-aprendizagem, utilizando os métodos PBL e H. Optou-se pela pesquisa bibliográfica por meio de livros e artigos científicos, propondo o reforço elencado de renomados autores sobre os métodos elencados, para ser possível reforçar o relato da experiência que é vivenciada na prática. Os resultados obtidos fundamentam que é de extrema relevância a utilização de métodos inovadores, para a construção do pensamento crítico-reflexivo no processo de formação do aluno. A conclusão foi que estes métodos bem aplicados, podem tornar-se em grandes aliados nas práticas pedagógicas, o que proporciona o desenvolvimento de competências e habilidades mais eficientes para formação e o aprendizado do aluno.

Biografia do Autor

Gercimar Martins Cabral Costa, Faculdade Quirinópolis

Mestrando em Educação pela UFU – Universidade Federal de Uberlândia. Bacharel em "Administração" pela FAQUI - Faculdade Quirinópolis; "Inovação em Mídias Interativas" e "Letramento Informacional" pela Universidade Federal de Goiás - UFG e "Docência e Inovação na Educação Básica" pela Universidade Estadual de Goiás - UEG. Graduando em “Pedagogia" pela UEG-CEAR-Anápolis e “Biblioteconomia” pela UFG – Universidade Federal de Goiás. Professor e Tutor Universitário da Faculdade Quirinópolis e Faculdade João Paulo II, Tutor na UniCesumar – Polo de Quirinópolis. E-mail: gercimarmartins@gmail.com.

Letícia Lima Mota

Publicitária. Bacharel em Publicidade e Propaganda e Licenciatura em Pedagogia (6º período). Especialista em Inovação em Mídias Interativas pela UFG. E-mail: le_tica.lm@hotmail.com.

Rosangela Ferreira Martins Oliveira

Administradora. Bacharel em Administração. Especialista em Gestão de Pessoas pela FAQUI e Especialista em Inovação em Mídias Interativas pela UFG. Contadora, Coordenadora e Professora Universitária. E-mail: rosangela_fe@hotmail.com.

Daiane Alves Soares Toledo

Bióloga. Licenciatura em Ciências Biológicas, Especialista em Inovação em Mídias Interativas pela UFG. E-mail: daianetoledobio@hotmail.com.

Cleomar de Sousa Rocha, UFG

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iporá (1991), mestrado em Arte e Tecnologia da Imagem pela Universidade de Brasília (1997), doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004), pós-doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP (2009), pós-doutorado em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), pós-doutorado em Poéticas Interdisciplinares pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). (Orientador).

Publicado
2021-06-15
Seção
Artigos