COOPERAÇÃO E COLABORAÇÃO:
PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM COM PBL E H
Palavras-chave:
Ensino Aprendizagem, Método PBL, Metodologias AtivasResumo
O presente trabalho se propõe a analisar sobre as práticas pedagógicas como um processo de ensino-aprendizagem em que se faz a utilização de metodologias ativas, como o método PBL e H. Como as metodologias ativas, que promovem a construção do conhecimento, proporcionam uma formação crítica - reflexiva ao educando? O ensino híbrido pode ser um fator decisivo para o bom desenvolvimento de competências e habilidades, perfazendo a necessidade de desenvolvimento de técnicas, métodos e processos baseados na aprendizagem ativa por meio de problemas. O objetivo foi verificar e analisar a importância e utilização da cooperação e colaboração no processo de ensino-aprendizagem, utilizando os métodos PBL e H. Optou-se pela pesquisa bibliográfica por meio de livros e artigos científicos, propondo o reforço elencado de renomados autores sobre os métodos elencados, para ser possível reforçar o relato da experiência que é vivenciada na prática. Os resultados obtidos fundamentam que é de extrema relevância a utilização de métodos inovadores, para a construção do pensamento crítico-reflexivo no processo de formação do aluno. A conclusão foi que estes métodos bem aplicados, podem tornar-se em grandes aliados nas práticas pedagógicas, o que proporciona o desenvolvimento de competências e habilidades mais eficientes para formação e o aprendizado do aluno.