Inclusão: direitos e desafios nas instituições escolares

  • Leilimar da Cunha Gonçalves
  • Solange Souza Silva de Carvalho
  • Gilson Xavier de Azevedo
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Aprendizagem. Desigualdade. Direitos e Desafios.

Resumo

De acordo com a Constituição federal, inclusão social é um conjunto de medidas políticas ou ações que objetivam a participação igualitária de pessoas, ou grupos excluídos na sociedade. Quando se trata de pessoas com deficiência, a inclusão social é o pressuposto para a garantia do direito à igualdade, previsto na lei, a todos os cidadãos. Para tanto, este projeto apresenta uma análise sobre os direitos e desafios que as unidades escolares têm ao receber alunos com necessidades especiais no ensino regular, e tem como objetivo o processo de ensino aprendizagem, desigualdade presente na vida cotidiana escolar e políticas que envolve todo o processo de inclusão. A barreira enfrentada por pais e alunos na busca por igualdade no ensino e aprendizagem, é árdua e constante, pois, existem vários desafios ao longo desta caminhada, e os direitos a eles garantidos muitas das vezes não são reconhecidos. A luta para que se possa ter essa igualdade que tanto almejamos, não depende somente de um, é uma força em conjunto que irá fazer com que realmente exista a inclusão nas escolas. A opção por este tipo de Educação não significa negar as dificuldades, pelo contrário, com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas como diferença. É a partir dessa realidade social, que se pode possibilitar a convivência entre todos os alunos e alunas. Pois, “a inclusão refere-se a um processo em que a inserção é total e incondicional, exigindo para isso rupturas no sistema, transformações profundas, dependendo de todas as pessoas com ou sem deficiências”. A transformação ocorre a partir da aceitação de que há diferença entre todos e todas, e por existir essa diferença, precisa-se de coerências e desenvolvimento de novas atitudes em cada dia de uma vida, pois, somente assim é possível transformar e ajudar os que necessitam de atenção especial, tanto no quesito, educação, como na sociedade.

Biografia do Autor

Leilimar da Cunha Gonçalves

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás 2020 (leilaale1@hotmail.com).

Solange Souza Silva de Carvalho

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás 2020 (soldecarvalho30@gmail.com).

Gilson Xavier de Azevedo
Doutorando em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014-2016-BOLSISTA FAPEG). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO (2014 - BOLSISTA FAPEG). Filósofo (Dom Felício, 1998/FAEME, 2007), Pedagogo (UVA-ACARAÚ, 2004) e Teólogo (FAETEL, 2002/MACKENZIE, 2006), Pós-graduado em Administração Escolar e Coordenação Pedagógica (UVA-RJ, 2006), Ética e cidadania (UFG, 2012) e Filosofia Clínica (Inst. Packter/PUC, 2013). Professor Titular de Filosofia do Direito e Filosofia Empresarial pela FAQUI (desde 2006); Ex-Coordenador do curso de Pedagogia da UEG Quirinópolis (2011-12); Professor convidado da UNIUBE em Quirinópolis; Professor de Filosofia e Sociologia da rede particular também em Quirinópolis; Professor Efetivo da Universidade Estadual de Goiás (Concurso 2013-14); Palestrante e conferencista com mais de 200 horas de atividades proferidas (gilsoneduc@yahoo.com.br).
Publicado
2021-06-15
Seção
Artigos