ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE GREGO ANTIGO PARA ALUNOS DEFICIENTES VISUAIS, UMA EXPERIÊNCIA DA UNAD
Palavras-chave:
Estratégia Pedagógica, Grego Antigo, Estudantes Deficientes Visuais, Educação a DistânciaResumo
O ensino de línguas estrangeiras apresentou desafios tanto para os estudantes quanto para os docentes. Esta pesquisa origina-se a partir da necessidade de um estudante deficiente visual da Universidade Nacional Aberta e a Distância – UNAD da Colômbia, ao inscrever-se no curso de grego, curso obrigatório em seu programa de formação Licenciatura em Inglês. Realizou-se uma pesquisa com enfoque holístico, com entrevistas semiestruturadas e diários de campo, apoiada teoricamente no construtivismo. Como resultado desta pesquisa, foi criada uma estratégia de ensino própria para o estudante com deficiência visual, juntamente com material em braille de grego antigo, não apenas da escrita grega em braille, mas também das grafias em sua forma tradicional. Esta pesquisa e o processo realizado comprovam o cumprimento e compromisso para garantir o direito fundamental à educação e à igualdade.
Referências
ÁLVAREZ GAYOU, J. Cómo hacer investigación cualitativa: fundamentos de metodología. México: Paidós Mexicana, 2003.
AUSUBEL, D. Teoría del Aprendizaje Significativo. 1996.
CARRETERO, M. Constructivismo y Educación. México: Ed. Progreso, 2005.
COLÔMBIA. Constitución Política de Colombia. Artículo 66. Derecho a la Educación, 1991. Disponível em: https://www.ramajudicial.gov.co/documents/10228/1547471/CONSTITUCION-Interiores.pdf. Acesso em: 9 nov. 2024.
DE ZUBIRÍA, J. El maestro y los desafíos a la educación en el siglo XXI. Red Iberoamericana de Pedagogía- REDIPE, p. 1-17, jul. 2013. Disponível em: https://gladyseduca.files.wordpress.com/2018/12/el-desafc3ado-del-maestro-de-hoy.pdf. Acesso em: 9 nov. 2024.
GATICA LARA, F.; URIBARREN BERRUETA, T. ¿Cómo elaborar una rúbrica? Investigación en Educación Médica, México, v. 2, n. 1, p. 61-65, 2012.
HURTADO DE BARRERA, J. El proyecto de investigación holística. Bogotá: Colección Holos-MAGISTERIO, 2002.
DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO NACIONAL DE ESTADÍSTICA. Censo General. DANE, 2005.
LONDOÑO, C.; MARTÍN TABARES, J. Metodología de la investigación holística: una propuesta integradora desde la sociedad fragmentada. Uni-Pluri/versidad, v. 2, n. 3, p. 22-23, 2002.
MACKENZIE, S. C. La Escritura Braille en el Mundo. Paris: UNESCO, 1953. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000135252. Acesso em: 9 nov. 2024.
MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL - UNAD. Educación Inclusiva en la Educación Superior en Colombia y en la Universidad Nacional Abierta y a Distancia - UNAD. Bogotá: CELTICS, 2014.
MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL. Orientaciones Pedagógicas para la Atención Educativa a Estudiantes con Limitación Visual. Bogotá: MEN, 2006.
OLAYA PERDOMO, N. Curso de Griego Clásico. 1. ed. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2014.
ORGANIZACIÓN MUNDIAL DE LA SALUD. Ceguera y Discapacidad Visual. OMS, 2014. Disponível em: http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs282/es/. Acesso em: 9 nov. 2024.
TÜNNERMANN B., C. El constructivismo y el aprendizaje de los estudiantes. Universidades, n. 48, p. 21-32, jan./mar. 2011.
RAMÍREZ TOLEDO, A. El constructivismo Pedagógico. 2005. Disponível em: http://ww2.educarchile.cl/UserFiles/P0001/File/El%20Constructivismo%20Pedag%C3%B3gico.pdf. Acesso em: 9 nov. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ReDiS - Revista de Direito Socioambiental (UEG)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) autor(es) concorda(m) e declara(m) que:
- forneceu(forneceram) informações exatas e verdadeiras e não criou(criaram) falsa identidade ou utilizou-se(utilizaram-se) de subterfúgios com a finalidade de enganar pessoas, instituições ou de obter benefícios de qualquer natureza;
- ele(eles) é(são) o(s) único(os) responsável(responsáveis) por toda e qualquer informação, estando sujeito às implicações administrativas e legais decorrentes de declarações inexatas ou falsas (Art. 298 e 299 do Código Penal Brasileiro) que possam causar prejuízos à Revista ou a terceiros;
- não utilizou(utilizaram) a revista para fins ilegais, ilícitos ou proibidos, que viole a privacidade ou direitos de terceiros, incluindo direitos autorais ou de propriedade intelectual.