PROGRAMA DE COMPLIANCE PÚBLICO DO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DE GOIÁS
Palavras-chave:
Administração Pública , implementação de políticas, práticas de governançaResumo
Este artigo investiga as transformações na Administração Pública e as práticas de governança no Estado de Goiás, enfocando a implementação de políticas públicas orientadas para a transparência e eficiência administrativa. A escolha de Goiás como objeto de estudo justifica-se pelo seu comprometimento recente com inovações significativas em gestão pública, que podem servir como referência para outras regiões do Brasil. O objetivo principal é examinar como as adaptações administrativas, induzidas pelas demandas de um contexto globalizado, impactam a eficácia do governo estadual na melhoria dos serviços públicos. Para tanto, adotou-se uma metodologia qualitativa, baseada na análise de documentos oficiais, complementada por uma revisão bibliográfica sobre governança pública e administração moderna. Os resultados indicam que as práticas de governança adotadas em Goiás promovem um governo mais aberto e responsável, embora enfrentem desafios relacionados à resistência a mudanças e restrições de recursos. A experiência de Goiás sugere que a combinação de tecnologia, gestão eficiente e envolvimento cívico pode elevar substancialmente a qualidade dos serviços públicos, demonstrando a importância de práticas de governança adaptativas e transparentes para o desenvolvimento sustentável e a promoção de uma sociedade mais justa.
Palavras-chaves: Administração Pública; Práticas de Governança; Implementação de Políticas
Referências
ASSI, Marcos. Gestão de compliance e seus desafios: como implementar controles internos, superar dificuldades e manter a eficiência dos negócios. São Paulo: Saint Paul Editora, 2013.
Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON). Relatório do levantamento dos portais do PNTP: ciclo 2023. Disponível em: https://radardatransparencia.atricon.org.br/pdf/relatorio-nacional-2023.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.
ATRICON. Radar da Transparência Pública. 2023. Disponível em: https://radardatransparencia.atricon.org.br/panel.html. Acesso em: 24 Abr. 2024.
ÁVILA, Marta Dulcélia Gurgel. Gestão de riscos no setor público. Revista Controle: doutrinas e artigos, v. 12, n. 2, p. 179-198, 2014.
BITTAR, Alan; CARVALHO, André Castro (Coord.). Manual de Compliance. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2021.
BRASIL. Casa Civil. Guia da política da governança pública. Brasília: Casa Civil, 2018.
BRASIL. Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994. Aprova o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 jun. 1994.
COSTA, Gabriela Revoredo Pereira da. Compliance, Lei Da Empresa Limpa E Lei SapinIi: uma análise da aplicação do regime de obrigatoriedade de adoção de programas de integridade corporativa no Brasil. 2017. 113 f. TCC (Graduação) - Curso de Direito, UFRN, Natal, 2017.
Estados Unidos da América – Lei Patriótica, 2001. Disponível em: <https://www.justice.gov/archive/ll/highlights.htm>. Acesso em 24 Abr. 2024.
Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN). Compliance. Disponível em: http://www.febraban.org.br/7rof7swg6qmyvwjcfwf7i0asdf9jyv/sitefebraban/funcoescompliance.pdf. Acesso em: 24 abr. 2024.
GABAN, Eduardo Molan; DOMINGUES, Juliana Oliveira. Direito antitruste. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2016.
GOIÁS. Decreto nº 9.406, de 18 de fevereiro de 2019. Institui o Programa de Compliance Público no Poder Executivo do Estado de Goiás e dá outras providências. Diário Oficial do Estado de Goiás, Goiânia, 18 fev. 2019.
GOIÁS. Programa de Compliance Público do Estado de Goiás. Disponível em: < https://www.goias.gov.br.> Acesso em: 24 maio 2024.
Governo do Estado de Goiás – Secretaria de Estado da Economia. Disponível em: <https://www.goias.gov.br/economia-goias/>. Acesso em: 21 maio 2024.
MANZI, Vanessa Alessi. Compliance no Brasil: consolidação e perspectivas. São Paulo: Saint Paul Editora, 2008.
MATIAS-PEREIRA, José. Governança no setor público. São Paulo: Atlas, 2010.
PIRONTI, Rodrigo; ZILIOTTO, Mirela Miró. Compliance nas contratações públicas. 2ª ed. Belo Horizonte: Fórum, 2021.
SANTOS, Murillo de Almeida. A implementação do compliance na administração pública no governo do estado do Paraná. 2021. Monografia (Bacharel em Direito) – Curso Direito – Centro Universitário Curitiba. Curitiba, 2021.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ReDiS - Revista de Direito Socioambiental (UEG)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
O(s) autor(es) concorda(m) e declara(m) que:
- forneceu(forneceram) informações exatas e verdadeiras e não criou(criaram) falsa identidade ou utilizou-se(utilizaram-se) de subterfúgios com a finalidade de enganar pessoas, instituições ou de obter benefícios de qualquer natureza;
- ele(eles) é(são) o(s) único(os) responsável(responsáveis) por toda e qualquer informação, estando sujeito às implicações administrativas e legais decorrentes de declarações inexatas ou falsas (Art. 298 e 299 do Código Penal Brasileiro) que possam causar prejuízos à Revista ou a terceiros;
- não utilizou(utilizaram) a revista para fins ilegais, ilícitos ou proibidos, que viole a privacidade ou direitos de terceiros, incluindo direitos autorais ou de propriedade intelectual.