Avaliação do equilíbrio de crianças com Síndrome de Down

Autores

  • Aline da Silva Barroso
  • Cejane Oliveira Martins Pudente

Resumo

A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética de alta incidência. As crianças apresentam atraso no desenvolvimento motor e disfunções no controle postural, o que pode acarretar em alterações no equilíbrio. O objetivo foi comparar o equilíbrio de crianças com SD com crianças com desenvolvimento motor típico entre 2 e 4 anos de idade. Amostra foi composta por 29 crianças, sendo 14 no grupo com SD (3,27±0,88 anos) e 15 no grupo controle (3,18±0,91 anos). Foi aplicada a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) com as crianças e um questionário de perfil sócio-demográfico com os responsáveis. Na análise estatística o nível de significância adotado foi de 5% (p≤0,05). Na avaliação pela EEB, observou-se que tanto na pontuação total, quanto no equilíbrio estático e dinâmico, transferências posturais, provas estáticas, alcance funcional, componentes rotacionais e base de sustentação diminuída, as crianças com SD apresentaram pontuação menor quando comparadas ao grupo controle, com diferença estatisticamente significativa; e 8(57,14%) crianças do grupo com SD tiveram escore preditivo de incidência de quedas. Constatou-se que as crianças com SD apresentam maior déficit de equilíbrio que as crianças com desenvolvimento motor esperado para sua faixa etária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

28-02-2018

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Avaliação do equilíbrio de crianças com Síndrome de Down. (2018). Movimenta (ISSN 1984-4298), 6(3), 505-512. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/7013