Avaliação do equilíbrio de crianças com Síndrome de Down

Authors

  • Aline da Silva Barroso
  • Cejane Oliveira Martins Pudente

Abstract

A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética de alta incidência. As crianças apresentam atraso no desenvolvimento motor e disfunções no controle postural, o que pode acarretar em alterações no equilíbrio. O objetivo foi comparar o equilíbrio de crianças com SD com crianças com desenvolvimento motor típico entre 2 e 4 anos de idade. Amostra foi composta por 29 crianças, sendo 14 no grupo com SD (3,27±0,88 anos) e 15 no grupo controle (3,18±0,91 anos). Foi aplicada a Escala de Equilíbrio de Berg (EEB) com as crianças e um questionário de perfil sócio-demográfico com os responsáveis. Na análise estatística o nível de significância adotado foi de 5% (p≤0,05). Na avaliação pela EEB, observou-se que tanto na pontuação total, quanto no equilíbrio estático e dinâmico, transferências posturais, provas estáticas, alcance funcional, componentes rotacionais e base de sustentação diminuída, as crianças com SD apresentaram pontuação menor quando comparadas ao grupo controle, com diferença estatisticamente significativa; e 8(57,14%) crianças do grupo com SD tiveram escore preditivo de incidência de quedas. Constatou-se que as crianças com SD apresentam maior déficit de equilíbrio que as crianças com desenvolvimento motor esperado para sua faixa etária.

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Published

2018-02-28

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Artigo Original

How to Cite

Avaliação do equilíbrio de crianças com Síndrome de Down. (2018). Movimenta (ISSN 1984-4298), 6(3), 505-512. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/7013