QUEIXA ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: SUBSÍDIOS PARA INTERVENÇÕES INTERDISCIPLINARES
Resumo
Essa pesquisa objetivou relacionar a presença de queixa escolar com dados de observação do desenvolvimento de escolares em dois níveis de escolaridade (Ensino Infantil e Fundamental). A amostra foi constituída por 297 escolares, sendo 69 do ensino infantil e 228 do ensino fundamental. A queixa escolar foi obtida pela aplicação de um questionário junto aos professores. As observações nas turmas foram efetuadas por 16 semanas, uma vez por semana por aproximadamente 50 minutos. Para verificar as variáveis únicas a cada um dos grupos foi utilizado o teste de igualdade de duas proporções e o Qui-quadrado para medir o grau de relação/associação da queixa escolar com as variáveis observadas. Os relatos dos professores indicaram 24,6% crianças com queixa no ensino infantil e 35,1% no ensino fundamental. Foram citadas: ritmo lento de aprendizagem, dificuldades de atenção, audição, alterações comportamentais, dentre outras. Variáveis de agressividade e isolamento foram frequentes no ensino infantil (p<0,005). No ensino fundamental, observou-se atraso sociocognitivo em 31,6% dos alunos, alterações comportamentais em 21,1%, auditivas em 10,5% e leitura logográfica em 6,1%. Em todas as variáveis exclusivas existe diferença estatisticamente significante quanto aos percentuais, mas há maiores percentuais para a ausência destes aspectos. Foi possível concluir que a queixa escolar pareceu coerente às observações efetuadas a praticamente todas as variáveis.