QUEIXA ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: SUBSÍDIOS PARA INTERVENÇÕES INTERDISCIPLINARES

Autores

  • Jáima Pinheiro de Oliveira Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/SP)
  • Marcia Ansolin Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná
  • Ana Paula Zaboroski Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná.
  • Maeby Caseker Caseker Weiss Secretaria Municipal de Educação de Contenda, Paraná

Resumo

Essa pesquisa objetivou relacionar a presença de queixa escolar com dados de observação do desenvolvimento de escolares em dois níveis de escolaridade (Ensino Infantil e Fundamental). A amostra foi constituída por 297 escolares, sendo 69 do ensino infantil e 228 do ensino fundamental. A queixa escolar foi obtida pela aplicação de um questionário junto aos professores. As observações nas turmas foram efetuadas por 16 semanas, uma vez por semana por aproximadamente 50 minutos. Para verificar as variáveis únicas a cada um dos grupos foi utilizado o teste de igualdade de duas proporções e o Qui-quadrado para medir o grau de relação/associação da queixa escolar com as variáveis observadas. Os relatos dos professores indicaram 24,6% crianças com queixa no ensino infantil e 35,1% no ensino fundamental. Foram citadas: ritmo lento de aprendizagem, dificuldades de atenção, audição, alterações comportamentais, dentre outras. Variáveis de agressividade e isolamento foram frequentes no ensino infantil (p<0,005). No ensino fundamental, observou-se atraso sociocognitivo em 31,6% dos alunos, alterações comportamentais em 21,1%, auditivas em 10,5% e leitura logográfica em 6,1%. Em todas as variáveis exclusivas existe diferença estatisticamente significante quanto aos percentuais, mas há maiores percentuais para a ausência destes aspectos. Foi possível concluir que a queixa escolar pareceu coerente às observações efetuadas a praticamente todas as variáveis.

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Biografia do Autor

  • Jáima Pinheiro de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/SP)
    Pós-Doutora e Doutora em Educação; Professora Assistente Doutora do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP.
  • Marcia Ansolin, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná
    Pedagoga; Mestranda do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná
  • Ana Paula Zaboroski, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná.
    Fonoaudióloga da Secretaria Municipal de Educação de Rio Azul, Paraná; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Paraná; Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa); Fonoaudióloga clínica do consultório médico Cirurgia e Diagnóstico em Otorrinolaringologia de Irati (CDOI), Irati, Paraná.
  • Maeby Caseker Caseker Weiss, Secretaria Municipal de Educação de Contenda, Paraná
    Fonoaudióloga e Pedagoga: Atua na Secretaria Municipal de Educação de Contenda, Paraná; Especialista em Psicopedagogia Institucional

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Publicado

07-04-2015

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

QUEIXA ESCOLAR E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: SUBSÍDIOS PARA INTERVENÇÕES INTERDISCIPLINARES. (2015). Movimenta (ISSN 1984-4298), 8(1). //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/3356