PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA: SAÚDE E EDUCAÇÃO EM AMBIENTE ESCOLAR
Resumo
O uso da Tecnologia Assistiva (TA) tem facilitado, cada vez mais, o acesso dos alunos com deficiência ao ambiente escolar inclusivo e ao currículo. O presente artigo teve como objetivo realizar uma análise de produções científicas que abordassem as tecnologias e os recursos voltados para o atendimento educacional especializado (AEE). Para isto foi realizada uma revisão integrativa, composta de três etapas, a saber: a) busca de artigos e teses, a partir de critérios específicos; b) seleção dos textos encontrados para análise e; c) análise dos estudos selecionados, por meio de uma categorização temática. Os resultados dessa busca culminaram em 57 textos selecionados para a análise, incluindo teses e artigos. A categorização temática indicou que os temas mais explorados até o momento são: a implementação dos recursos e tecnologias assistivas para a inclusão e o treinamento e uso correto dos mesmos. De modo geral, o conteúdo dos textos indicou que: deve-se incentivar o fomento de pesquisas sobre a tecnologia assistiva e realizar mais projetos de formação continuada para professores e orientações para pais e cuidadores. Os resultados obtidos permitem afirmar que a pesquisa colaborativa é, sem dúvida, o maior elo entre a tecnologia assistiva, o atendimento educacional especializado e processo de inclusão escolar. Os estudos também indicaram que a TA está mais voltada para os aspectos de acessibilidade, especialmente aqueles relacionados à comunicação, mobilidade e postura. E, portanto, há profissionais especializados que podem auxiliar de maneira mais diretiva nestes aspectos.