PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA: SAÚDE E EDUCAÇÃO EM AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Christiane Cordeiro Silvestre Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).
  • Andressa Scheidt Martins Clínica Especializada (FISIOCLIN), Guarapuava, PR.
  • Jáima Pinheiro de Oliveira Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP.
  • Lígia Maria Presumido Braccialli Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP.

Resumo

O uso da Tecnologia Assistiva (TA) tem facilitado, cada vez mais, o acesso dos alunos com deficiência ao ambiente escolar inclusivo e ao currículo. O presente artigo teve como objetivo realizar uma análise de produções científicas que abordassem as tecnologias e os recursos voltados para o atendimento educacional especializado (AEE). Para isto foi realizada uma revisão integrativa, composta de três etapas, a saber: a) busca de artigos e teses, a partir de critérios específicos; b) seleção dos textos encontrados para análise e; c) análise dos estudos selecionados, por meio de uma categorização temática. Os resultados dessa busca culminaram em 57 textos selecionados para a análise, incluindo teses e artigos. A categorização temática indicou que os temas mais explorados até o momento são: a implementação dos recursos e tecnologias assistivas para a inclusão e o treinamento e uso correto dos mesmos. De modo geral, o conteúdo dos textos indicou que: deve-se incentivar o fomento de pesquisas sobre a tecnologia assistiva e realizar mais projetos de formação continuada para professores e orientações para pais e cuidadores. Os resultados obtidos permitem afirmar que a pesquisa colaborativa é, sem dúvida, o maior elo entre a tecnologia assistiva, o atendimento educacional especializado e processo de inclusão escolar. Os estudos também indicaram que a TA está mais voltada para os aspectos de acessibilidade, especialmente aqueles relacionados à comunicação, mobilidade e postura. E, portanto, há profissionais especializados que podem auxiliar de maneira mais diretiva nestes aspectos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Christiane Cordeiro Silvestre, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO).
    Psicóloga; Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), PR; Possui Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação (ESAP), Ponta Grossa, PR; Atua como Psicóloga/Psicopedagoga na Clínica Psico Innovare, também na cidade de Ponta Grossa, PR.
  • Andressa Scheidt Martins, Clínica Especializada (FISIOCLIN), Guarapuava, PR.

    Fisioterapeuta; Possui Especialização em Ortopedia e Traumatologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), PR; Participa do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), PR, na condição de aluna especial; Atua em Clínica Especializada (FISIOCLIN), em Guarapuava, PR. 

  • Jáima Pinheiro de Oliveira, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP.
    Pós-Doutora em Educação; Docente do Departamento de Educação Especial (DEE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE) Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília/SP.
  • Lígia Maria Presumido Braccialli, Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP.

    Fisioterapeuta; Livre Docente em Reabilitação Física; Docente do Departamento de Educação Especial e do Programa de Pós Graduação em Educação Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Marília, SP.

Downloads

Publicado

06-11-2015

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM TECNOLOGIA ASSISTIVA: SAÚDE E EDUCAÇÃO EM AMBIENTE ESCOLAR. (2015). Movimenta (ISSN 1984-4298), 8(2), 176-195. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/3692

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)