A PRÁTICA DE BASQUETEBOL EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Adolescente. Estilo de Vida. Promoção da Saúde.

Resumo

Introdução: A Hipertensão Arterial (HA) e Índice de Massa Corporal (IMC) elevado acometem escolares das diversas faixas etárias, principalmente devido à inatividade física. Objetivo: Analisar a experiência das aulas ministradas sobre conteúdos relacionados a atividade física e saúde para alunos do ensino médio. Metodologia: Relato de experiência das aulas ministradas na disciplina de Educação Física (EF) em uma turma do segundo ano do Colégio Estadual Doutor Milton Santos - Comunidade Quilombola, localizada no município de Jequié-BA, no período de março, abril e maio de 2019. Foram realizadas 2 regências semanais pelos estagiários de EF, na qual abordou-se como conteúdos HA, IMC e basquetebol por meio de estratégias expositivo-dialogada e prática. Como instrumento avaliativo, utilizou-se os registros no caderno, comportamento e participação nas aulas e questionários para obter respostas individuais e em grupo. As medidas auto-referidas de peso e altura, foram obtidas para o cálculo do IMC e discussões em aula. Resultados: Participaram das aulas 28 alunos, com média de IMC de 21.3kg/m² e 23.8kg/m² para os sexos masculino e feminino, respectivamente. A partir dos testes aplicados, percebeu-se que os estudantes compreenderam a importância de um estilo de vida ativo para prevenir e controlar medidas elevada de HA e IMC. Considerações finais: Evidencia-se a importância das aulas de EF ministradas na escola sobre o conteúdo atividade física e saúde para alunos do ensino médio. Sugere-se que esse conhecimento seja oferecido e contextualizado em todos as séries, devido sua importância para prevenir doenças e agravos a saúde e promover um estilo de vida ativo e saudável.

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Publicado

2020-03-02

Edição

Seção

Relato de Caso ou Experiência

Como Citar

A PRÁTICA DE BASQUETEBOL EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. (2020). Movimenta (ISSN 1984-4298), 13(1), 154-160. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/9332

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