AS INFLUÊNCIAS DA RESPIRAÇÃO PERCUSSIVA FLETCHER NAS MOBILIDADES TORÁCICAS E ABDOMINAL, FORÇA E COORDENAÇÃO RESPIRATÓRIAS EM BAILARINAS JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE DANÇA EM GOIÂNIA

Autores/as

  • Rozany Cristina de Souza Melo Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO)
  • Rafaela Noleto dos Santos Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO)
  • Thiago Vilela Lemos Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO)
  • Adriano Jabur Bittar Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO)

Resumen

O objetivo deste trabalho foi verificar as influências da Respiração Percussiva® em bailarinos a partir de parâmetros respiratórios selecionados. Foram selecionadas 15 bailarinas, com idade média de 12 anos, que se submeteram a um programa de treinamento específico com o Método Fletcher Pilates® durante quatro semanas, com frequência de duas vezes na semana. As variáveis avaliadas foram a cirtometria tóraco-abdominal, tempo expiratório máximo (Breath-a-Cizer), força muscular inspiratória (SIndex), fluxo inspiratório (PIF) e volume médio de ar inalado (POWERbreathe®) antes e após a intervenção. A análise estatística foi realizada pelo teste Shapiro-Wilk seguido dos testes t de Student ou Wilcoxon, de acordo com os resultados do teste de normalidade de cada domínio analisado. Os valores com significância (p < 0,05) foram: Expiração Xifóide (p = 0,01), Variação Xifóide (p = 0,00), Variação Abdominal (p = 0,01), SIndex (p = 0,00) e PIF (p = 0,00). Estes resultados demonstram uma melhor ativação abdominal, maior mobilidade da caixa torácica e consequentemente uma melhora na distribuição e harmonia na respiração. Conclui-se que a prática do método Fletcher Pilates® pode trazer grandes benefícios e influenciar positivamente na mecânica e força muscular respiratórias de bailarinas clássicas.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Rozany Cristina de Souza Melo, Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO)

    Bacharel em Educação Física, Especialista em Pilates, Acadêmica do curso de Fisioterapia, Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO)

  • Rafaela Noleto dos Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO)
    Fisioterapeuta, Especialista em Pilates, Certificada em Fletcher Pilates®, Estudante de Pós-Graduação em Fisioterapia Esportiva, Mestranda em Ciências Aplicadas a Produtos para Saúde
  • Thiago Vilela Lemos, Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO)
    Fisioterapeuta, Doutor em Ciência e Tecnologia na Saúde, Professor UEG/ESEFFEGO
  • Adriano Jabur Bittar, Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (ESEFFEGO)
    Fisioterapeuta, Doutor em Arte, representante do Fletcher Pilates® no Brasil, Professor UEG/ESEFFEGO

Publicado

2018-02-22

Número

Sección

Artigo Original

Cómo citar

AS INFLUÊNCIAS DA RESPIRAÇÃO PERCUSSIVA FLETCHER NAS MOBILIDADES TORÁCICAS E ABDOMINAL, FORÇA E COORDENAÇÃO RESPIRATÓRIAS EM BAILARINAS JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE DANÇA EM GOIÂNIA. (2018). Movimenta (ISSN 1984-4298), 11(1), 20-34. //www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/6440

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>