RELAÇÃO DA CONVERGÊNCIA OCULAR COM EQUILIBRIO E RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS: ESTUDO TRANSVERSAL

  • Phalloma do Carmo
  • Scheylane Valadares da Silva Leite
  • Maria Eugênia da Silva Ribeiro
  • Ilana de Freitas Pinheiro
  • Thiago Vilela Lemos
  • João Paulo Chieregato Matheus
  • José Roberto de Souza Júnior
Palavras-chave: Idoso; Convergência Ocular; Transtornos da Motilidade Ocular; Equilíbrio Postural; Acidentes por quedas.

Resumo

O envelhecimento é um processo fisiológico no qual há uma diminuição contínua da funcionalidade do indivíduo. Um fator que merece atenção é a visão e os movimentos oculares, visto que sua atuação é necessária para a conservação do equilíbrio. O objetivo do estudo foi avaliar a relação entre convergência ocular com o equilíbrio e risco de quedas em idosos. Estudo transversal com 26 idosos de ambos os sexos. A convergência ocular foi avaliada pela Medida do Ponto Próximo de Convergência e Questionário de Insuficiência de Convergência, o equilíbrio pelo Minibest Teste e o risco de quedas pelo Quick Screen. A relação entre as variáveis foi verificada por meio do coeficiente de correlação de Pearson/Spearman com nível de significância de p<0,05. Foi encontrada uma relação negativa, forte e significante entre o ponto próximo de convergência e o equilíbrio (ρ= -0,530; p=0,005). Não foram encontradas relações entre o ponto próximo de convergência com o risco de quedas (r= 0,182; p=0,585) e entre os sintomas de insuficiência de convergência com o equilíbrio (ρ= -0,253; p=0,213) e risco de quedas (r= -0,253; p=0,212). Conclui-se que existe uma relação entre a convergência ocular e o equilíbrio de idosos, sendo que, quanto maior a distância do ponto próximo de convergência, pior o equilíbrio. Sugere-se que a mensuração da distância seja mais importante que a avaliação dos sintomas de convergência ocular. Essa variável deve ser incorporada na avaliação dos diferentes profissionais de saúde que trabalham com essa população.

Publicado
2022-03-31
Como Citar
do Carmo, P., Leite, S., Ribeiro, M. E., Pinheiro, I., Lemos, T., Matheus, J. P., & Souza Júnior, J. (2022). RELAÇÃO DA CONVERGÊNCIA OCULAR COM EQUILIBRIO E RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS: ESTUDO TRANSVERSAL. Movimenta (ISSN 1984-4298), 15(1), e2022002. Recuperado de https://www.revista.ueg.br/index.php/movimenta/article/view/12699
Seção
Artigo Original