ESTUDO DA APLICAÇÃO DE SOLO EMULSÃO EM VIAS DE BAIXO VOLUME DE TRÁFEGO

Autores

  • MÁRIO SILVA NETO Engenheiro Civil / Universidade Federal de Minas Gerais
  • JISELA APARECIDA SANTANNA GRECO Doutora e Docente da Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo

A busca pelo desenvolvimento de técnicas alternativas de pavimentação, que apresentem bom desempenho estrutural e sejam mais vantajosas em outros aspectos, tem motivado pesquisadores e empresas envolvidas no setor. Nesse trabalho foi estudada a viabilidade da técnica solo emulsão em vias de baixo volume de tráfego, a qual consiste no melhoramento das propriedades do solo no local de obra a partir do uso de emulsão asfáltica. Primeiramente foram analisados estudos laboratoriais que constataram o incremento das propriedades de resistência do solo com o uso de emulsão asfáltica, como tração e compressão, além da variabilidade dessas conforme as condições de realização do ensaio. Em seguida, foram estudas aplicações experimentais da técnica em vias de baixo volume de tráfego, as quais apresentaram bom desempenho e boas condições de tráfego após anos de utilização. Foi possível averiguar a presença de algumas falhas que poderiam ter sido reduzidas se houvesse maior instrução técnica da equipe executiva, além da influência de fatores climáticos na construção. Por último, foi avaliada a viabilidade do solo emulsão conforme os parâmetros econômicos e ambientais. Foi constatado o expressivo aumento do custo da técnica ao longo dos anos, sendo ainda mais econômica que a pavimentação convencional. O solo emulsão é mais sustentável que outras técnicas de pavimentação, possuindo maior eficiência energética e emitindo menos gases de efeito estufa. A partir desse trabalho foi possível atestar a viabilidade técnica, econômica e ambiental do uso de solo emulsão em vias de baixo volume de tráfego.

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos