DIFICULDADES DE IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO DE QUALIDADE EM OBRAS PÚBLICAS DE PEQUENO PORTE

Autores

  • ELISEU SILVA GARCIA Instituto de Pós-Graduação - IPOG, Goiânia (GO)
  • ULLYANO SOUZA MIRANDA FAP – Faculdade de Piracanjuba - Piracanjuba (GO)
  • MURILLO DI CARVALHO FAP – Faculdade de Piracanjuba - Piracanjuba (GO)

Resumo

O objetivo primaz deste estudo é identificar as dificuldades encontradas por empresas de construção civil na implementação de sistemas de gestão de qualidade em obras públicas de pequeno porte. Por que obras públicas em geral demandam maior tempo para construção e possuem menor qualidade e recursos construtivos? Por que existem tantas obras públicas inacabadas e muitas vezes com recursos empenhados para sua execução? Vários fatores podem ser observados para sanar esses questionamentos, tais como, falta de gestão de qualidade nos processos anteriores ao procedimento licitatório, excesso de burocracias para tomada de decisões impostas aos agentes públicos, faltas de planejamento e gestão de qualidade por parte de empresas executoras, morosidade na gestão dos recursos para pagamento das etapas concluídas. Nessa pesquisa foram identificados alguns desses fatores que contribuem para “frear” a implantação de gestão de qualidade na construção civil em obras públicas de pequeno porte. Como premissa, conceituamos alguns sistemas de qualidade que deveriam ser utilizados entre a concepção do projeto e a entrega final do objeto licitado ou o abandono do mesmo. Através de referências bibliográficas, pesquisas em jornais de grande circulação, entrevistas com proprietários de empresas que atuam nesse ramo e entrevistas com profissionais que atuam em órgãos públicos, foram coletados dados que demonstram o porquê tais sistemas não são utilizados na região Metropolitana de Goiânia. A falta de investimento por parte dos Governos Municipais na melhoria continuada do processo, desde a elaboração dos projetos básicos, passando pela adequação de projetos para atender aos recursos existentes e por dificuldades de fiscalização, chegando também a falta de qualidade do produto entregue por algumas empresas atuantes nesse mercado, podemos concluir que a falta de implementação de sistemas de gestão em obras públicas de pequeno porte tem contribuído para o aumento do prazo de entrega e para a falta de qualidade de muitas obras no setor público.

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Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos