A DISCIPLINA PALEONTOLOGIA: A MONITORIA COMO PARTICIPANTE DO PAPEL FORMADOR DE DISCENTES NO CURSO DE GEOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
Resumo
Resumo: A disciplina de Paleontologia está presente na grade curricular do curso de graduação bacharelado em Geologia na Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus Aparecida de Goiânia, da Universidade Federal de Goiás. O desenvolvimento da atividade de monitoria nesta disciplina contribui de forma notável para evolução acadêmica de todos os envolvidos. A partir do uso de diversos recursos didáticos pelo docente e pelos monitores desperta-se mais interesse pela Paleontologia, possibilitando aos compreender melhor o que está sendo abordado em sala de aula. Nesse contexto, o discente monitor, que possui como objetivo principal contribuir para a formação acadêmica dos colegas discentes, por maio do desenvolvimento de várias habilidades relacionadas a comunicação, didática e relacionamento interpessoal, construindo então um perfil acadêmico que pode resultar em interesse pela profissão docente. Para alcançar todos esses objetivos, o trabalho foi dividido etapas durante a disciplina ministrada, nos semestres 2016/3 e 2017/1: levantamento bibliográfico, construções de questões posteriormente analisadas e escolhidas para aplicação em prova, correção de provas com supervisão, participação nas apresentações de filmes, assistência na construção de material didático e colaboração em trabalho de campo. Deste modo, o exercício da monitoria alcançou seu objetivo principal, que é proporcionar aos discentes o auxílio na aquisição do conhecimento, de forma a facilitar o ensino-aprendizagem, além de proporcionar ao discente monitor a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos na área e desenvolver novas habilidades.
Palavras-chave: Paleontologia. Fósseis. Monitoria. Ensino-aprendizagem.