ENSINO DE GEOCIÊNCIAS: PALEONTOLOGIA E GEOLOGIA UMA ABORDAGEM BASEADA NA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Autores

  • ROSELY VAZ BERNARDES SILVA Mestranda em Ensino de Ciências pela Universidade Estadual de Goiás. Professora efetiva da Rede Estadual do Estado de Goiás, Uruana/GO
  • CLAUDIO MAGALHÃES DE ALMEIDA Prof. Doutor, Universidade Estadual de Goiás, no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Anápolis/GO
  • MARCELO DUARTE PORTO Prof. Doutor, Universidade Estadual de Goiás no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, Anápolis/GO

Palavras-chave:

Geociências. Paleontologia. Geologia. Aprendizagem Significativa. Ensino Fundamental.

Resumo

O ensino de Geociências (paleontologia e geologia) tem uma importância fundamental dentro do contexto histórico, pois abrange grandes partes de entendimento e compreensão de diferentes componentes da terra e a evolução dos seres vivos no planeta. O principal objetivo deste artigo visou verificar como a aprendizagem significativa pode contribuir no ensino de Geociências e quais contribuições a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel podem ser inseridas no ensino de Geociências. Dessa forma, foi realizada uma revisão bibliográfica com intuito de promover uma reflexão sobre o ensino de Geociências no ensino fundamental. Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que a compreensão e entendimento da Teoria da Aprendizagem Significativa é essencial para o desenvolvimento do processo de ensino adequado com as demandas da comunidade escolar atual.

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Publicado

2018-08-23

Edição

Seção

Artigos