AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES)
Palavras-chave:
formação inicial, estágio, relacionamento com os colegas e professores, avaliação.Resumo
O trabalho teve por objetivo avaliar a formação inicial para a profissão de professor. Observou-se o quanto a Instituição de Ensino Superior (IES) foi importante, o relacionamento com os demais colegas, à entrada na sala de aula para o estágio, o relacionamento com os professores, e demais conhecimentos importantes na área de educação, visou-se uma avaliação para montar um perfil de futuros professores. Usou-se de uma metodologia caracterizada como pesquisa de campo, visando avaliar sem a interferência do pesquisador e a qual foi feita através de questionário. Essa avaliação teve uma abordagem qualitativa, pois analisou como foi à formação inicial e o que cada acadêmico fará ao terminar a sua graduação. Foram entrevistados acadêmicos de Química de uma IES. Onde pode-se chegar a conclusão de que há acadêmicos que irão continuar os estudos após o término, outros vão parar por aí, alguns não se sentem preparados para entrar em sala de aula. Assim através deste trabalho foi possível avaliar que cada pessoa tem vontade própria, é ela que escolhe o caminho a seguir, pois é preciso escolher o que lhe dê prazer de fazer.