POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEUS IMPACTOS NOS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Autores

  • CLEIBIANNE RODRIGUES DOS SANTOS Mestranda em Educação Ciências e Matemática/Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora do curso de Matemática e Intérprete de Libras da Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Campus Quirinópolis
  • TÚLIO HENRIQUE BARBOSA GOULART Discente de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ Campus Quirinópolis
  • ROBERTO BARCELOS DE SOUZA Doutor em Educação Matemática e Professor do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Campus Quirinópolis

Palavras-chave:

Inclusão. Planejamento. Educação. Ensino.

Resumo

O presente estudo verifica e analisa as projeções e ações frente ao planejamento educacional, envolvendo as políticas públicas de educação especial presentes no Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de quatro escolas públicas da cidade de Quirinópolis (GO), com o foco na inclusão escolar. Para tanto, nos pautamos nos procedimentos da pesquisa qualitativa e a técnica utilizada foi análise documental com a finalidade de entender quais concepções e percepções frente a educação inclusiva que estão presentes nos PPPs? Percebeu-se que os PPPs de uma forma geral apresentaram elementos de educação inclusiva, umas das dificuldades encontradas foi a falta de sinalização da formação continuada especializada para trabalho inclusivo, formação esta que é um dos objetivos das Políticas Públicas de Educação Especial. Alguns PPPs até orientam recursos pedagógicos adequados, experiência prévia junto a alunos com necessidades especiais, atitude positiva dos agentes, além de apoio da família e da comunidade. Os dados permitiram identificar vários aspectos necessários à efetivação da proposta inclusiva nas escolas e que quando as Políticas Públicas estão presentes nos PPPs das instituições de ensino a educação caminha para uma efetivação da inclusão escolar, apesar de todos os desafios enfrentados.

Biografia do Autor

  • CLEIBIANNE RODRIGUES DOS SANTOS, Mestranda em Educação Ciências e Matemática/Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora do curso de Matemática e Intérprete de Libras da Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Campus Quirinópolis

    Mestranda em Educação Ciências e Matemática/Universidade Federal de Goiás (UFG).
    Professora do curso de Matemática e Intérprete de Libras da Universidade Estadual de
    Goiás (UEG)/Campus Quirinópolis

  • TÚLIO HENRIQUE BARBOSA GOULART, Discente de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ Campus Quirinópolis

    Discente de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Estadual de Goiás (UEG)/ Campus Quirinópolis

  • ROBERTO BARCELOS DE SOUZA, Doutor em Educação Matemática e Professor do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Campus Quirinópolis

    Doutor em Educação Matemática e Professor do Curso de Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG)/Campus Quirinópolis

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Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Artigos