ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTADOS: QUEM SÃO?

Autores

  • TALISSA TOMÉ PALÁCIO UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa (GO)

Palavras-chave:

Altas Habilidades /Superdotação. Educando. Características.

Resumo

Há muitos mitos e verdades quanto aos indivíduos que apresentam Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). E para esclarecimento ou não de dúvidas  é que o presente artigo tem como objetivos: mostrar os conceitos, mitos e teorias sobre o termo AH/SD; exibir algumas características do educando com AH/SD; demonstrar a algumas formas de identificação do educando com altas potencialidades; compreender a importância da descoberta dos educandos com altas habilidades; e mostrar a importância do atendimento e acompanhamento educacional para esses educandos. Vale ressaltar que cada país e instituição utilizam de teorias e métodos diferentes pois afirmam ser o mais adequado. Ao tentar conceitualizar esses indivíduos, o intuito não é rotulação, ao contrário, é pra oportunizar processos de aprendizagens para a partir da ampla estimulação de suas potencialidades. A educação de alunos com AH/SD ainda é uma questão que tem levantado discussões nas escolas de rede de ensino, tendo em vista as inúmeras características que pode apresentar, isoladas ou associadas, podem dificultar a identificação. 

Biografia do Autor

  • TALISSA TOMÉ PALÁCIO, UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa (GO)

    Graduada em Pedagogia pela UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Formosa (GO) e Especialista em Psicopedagogia pela FAESB - Faculdade de Ensino Superior do Brasil

Downloads

Publicado

2017-07-05

Edição

Seção

Artigos