A MICROMOBILIDADE FÍSICA DE TRABALHADORES-ESTUDANTES EM BUSCA DE EDUCAÇÃO: UM OLHAR PARA A UNESPAR - CAMPUS DE PARANAVAÍ, PR (2015)

Autores

  • VIRGÍLIO MANUEL PEREIRA BERNARDINO Doutor em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e professor da Universidade Estadual do Paraná (Campus de Paranavaí-PR). Integrante do Núcleo de Estudos de Mobilidade e Mobilização (NEMO).
  • ANIBAL PAGAMUNICI Doutor em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e professor da Universidade Estadual do Paraná (Campus de Paranavaí-PR). Integrante dos grupos de estudo GEPES (Unicentro Guarapuava-PR) e do GEPEDIC (Unespar/Paranavaí-PR).

Palavras-chave:

Deslocamentos. Ensino superior. Desenvolvimento humano.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de pesquisa, realizada em 2015, sobre a micromobilidade física dos estudantes do ensino superior para a Unespar (Universidade Estadual do Paraná)/Campus de Paranavaí-PR). Esta mobilidade é circunspeta por deslocamentos regulares (cotidianos) dos estudantes, originados na maioria das vezes de municípios da mesorregião Noroeste do Estado do Paraná como consequência da necessidade no ingresso do ensino superior. A Unespar/Paranavaí é uma instituição pública de ensino superior, que possui mais de 50 anos e tem oferecido educação, a trabalhadores e filhos de trabalhadores. O papel desta Instituição de ensino é relevante para a região, uma vez que a mesorregião Noroeste paranaense, em que se insere, possui 61 municípios, em grande parte, com indicadores de desenvolvimento humano abaixo da média nacional. Assim, a falta de ensino superior em suas cidades de origem, leva muitos estudantes dos municípios próximos a Paranavaí, a se deslocarem diariamente em busca de educação.

Downloads

Edição

Seção

Artigos