ESTUDOS DA MARCHA DE ABSORÇÃO DE NUTRIENTES PARA RECOMENDAÇÃO DE ADUBAÇÃO NO CULTIVO DA MELANCIA

Autores

  • FABRÍCIO CUSTÓDIO DE MOURA GONÇALVES Mestrando em Agronomia/Horticultura - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)
  • MAURICIO DOMINGUEZ NASSER Doutorando em Agronomia/Horticultura - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)
  • ALINE MENDES DE SOUSA GOUVEIA Doutoranda em Agronomia/Horticultura - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)
  • ROBERTO LYRA VILLAS BOAS Docente - Depto. Horticultura/FCA - UNESP – Botucatu (SP)

Palavras-chave:

Citrullus lanatus. Fertilização. Nutrição mineral.

Resumo

Objetivou-se, com o presente trabalho, levantar a partir de publicações sobre marcha de absorção de nutrientes na cultura da melancia, uma recomendação mais precisa de adubação, que busque racionalizar a aplicação dos fertilizantes em função da demanda de cada nutriente e do estádio de desenvolvimento da cultura. A recomendação gerou-se a partir do levantamento de base de dados em artigos científicos que abordam o assunto sobre a curva ou marcha de absorção de nutrientes, realizados em campo aberto nas condições edafoclimáticas da região Norte de Minas Gerais e do Nordeste do Brasil. Os critérios de recomendação foram: valores atuais de produtividade da cultura de melancia, população de plantas por hectare e métodos utilizados para extração dos nutrientes analisados. A quantidade de adubo recomendado foi calculada em função da recomendação mínima citada pelos trabalhos estudados. Como resultado e conclusão, verificou-se, que a maior exigência nutricional da cultura da melancia é na fase de frutificação. Ressalta-se que a quantidade sugerida de cada nutriente depende das necessidades nutricionais da cultura, manejo de aplicação dos fertilizantes e das condições edafoclimáticas da região de cultivo.

Downloads

Edição

Seção

Artigos