UMA PROPOSTA DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA O ESTUDO DA EROSÃO DO SOLO NO CAMPUS CENTRAL (CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS) DA UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (ANÁPOLIS / GO)
Resumo
Resumo: Trabalhar as atividades experimentais em conjunto com as aulas teóricas de Geologia e Mineralogia dão um ganho ao ensino-aprendizagem. As aulas experimentais permite esse aprendizado e também a construção do conhecimento por parte do próprio discente. O objetivo do trabalho foi relatar a experiência de ministrar aulas experimentais do conteúdo EROSÃO aos estudantes do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Anápolis / GO e/ou ao público estudantil do evento “CONHECENDO A UEG” em 2021. O presente estudo não foi realizado em virtude da deflagração da COVID 19. Com o cenário posto e com as atividades prontas para execução, optou-se pela apresentação do conteúdo em tela na forma de um relato de experiência para que a autora do projeto-piloto concretizasse o curso de graduação em Química Industrial. Mesmo sem a realização da parte experimental, ressalta-se que as aulas experimentais aguçam a curiosidade e buscam valorizar o conhecimento dos discentes e os aproximam mais do conhecimento científico em qualquer área do saber.
Palavras-chave: Abordagem experimental; Processos erosivos; Ensino-Aprendizagem; Geologia e Mineralogia. Curso de Química Industrial.