OS DISCURSOS DE REDE NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA GEOGRÁFICA

Autores

  • DALVA MARÇAL MESQUITA SOARES Doutoranda em Geografia da UFG - Universidade Federal de Goiás / IESA - Instituto de Estudos Socioambientais, Campus Samambaia, Goiânia (GO)
  • CELENE CUNHA MONTEIRO ANTUNES BARREIRA UFG - Universidade Federal de Goiás / IESA - Instituto de Estudos Socioambientais, Campus Samambaia, Goiânia (GO)
  • VANDERVILSON ALVES CARNEIRO UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Henrique Santillo, Anápolis (GO)

Resumo

O presente ensaio propõe-se discutir as redes enquanto conceitos fundamentais no campo disciplinar da ciência geográfica e sua efetividade na leitura espacial da realidade. Como objetivo, sugere-se compreender a importância das redes e sua eficácia na leitura e na compreensão do espaço geográfico. Este estudo se justifica mediante sugestões do professor da disciplina Espaço e existências geográficas: questões de método, ao sugerir as redes como tema central da tese de doutorado sobre o processo de metropolização de Palmas - TO. Assim, buscaram-se na teorização argumentos científicos em relação ao tema. Conclui-se que a rede, na contemporaneidade, apresenta-se como um importante recurso analítico e descritivo das diferentes relações, inter-relações, assim como formas de pensar, organizar e ler o espaço.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos