O PLANETÁRIO COMO ESPAÇO NÃO FORMAL PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: CONTRIBUIÇÕES PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • FABRÍCIA REJANE GOMES DA SILVA Especialista em Engenharias, Tecnologias e Sustentabilidade Urbana (Lato Sensu), Universidade Estadual de Goiás / CCET
  • CLEIDE SANDRA TAVARES ARAÚJO Doutora, Universidade Estadual de Goiás / CCET
  • ADRIANA DOS SANTOS FERNANDES Mestre, Universidade Estadual de Goiás / CCET
  • ANTÔNIO LÁZARO FERREIRA SANTOS Doutor, Universidade Estadual de Goiás / CCET

Resumo

O presente trabalho é resultado de uma atividade de ensino em espaço não formal, desenvolvida no Planetário Digital de Anápolis-GO, da qual participou 22 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental Ciclo II, do Colégio Estadual Adolpho Batista, no município de Anápolis-GO. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo, trata-se de uma pesquisa ação com análise textual discursiva. Após visita técnica no Planetário Digital de Anápolis-GO, uso de vídeos e questionário semi-estruturado, os resultados foram apresentados com a elaboração de desenhos. A questão disparadora problematizou por meio do objeto de conhecimento “Lixo Espacial” com a finalidade de evidenciar as implicações socioambientais com o uso de tecnologias. Observamos com o trabalho desenvolvido a percepção limitada dos estudantes em relação aos impactos gerados pelo lixo espacial no ambiente. Foi notória a percepção de que os estudantes possuem grande fascínio pela astronomia, embora ainda com uma visão prematura sobre a ciência e a atividade científica, percebem a necessidade de medidas eficazes no trato da problemática do lixo espacial. O trabalho sinalizou para a importância de abordagem do tema em sala de aula a fim de propiciar aos estudantes da educação básica a alfabetização científica e tecnológica.

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos