A IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE ASSOREAMENTO NO CÓRREGO VACA BRAVA EM GOIÂNIA (GO) VIA TRABALHO DE CAMPO

Autores

  • HUGO FERNANDO FERRAZ DOS PASSOS Acadêmico do Curso de Engenharia Agrícola, da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Henrique Santillo, Anápolis (GO)
  • Vandervilson Alves Carneiro UEG - Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Henrique Santillo, Anápolis - GO
  • ANDRÉ LUIZ RIBAS DE OLIVEIRA Doutor em Agronomia e Docente da UEG - Universidade Estadual de Goiás, Campus Henrique Santillo, Anápolis (GO)

Resumo

Este trabalho foi elaborado na cidade de Goiânia / GO, onde grande parte dos cursos fluviais urbanos e também rurais vêm sofrendo com as ações antrópicas e com o descaso dos gestores públicos municipais. Isso tem ocorrido em muitos municípios brasileiros, em Goiânia / GO não é diferente, pois o Córrego Vaca Brava (foco do estudo) tem apresentado o mesmo cenário. Assim, foi realizado um estudo de caso, onde o trabalho de campo contemplou duas etapas ao longo do susodito córrego, sendo a primeira etapa em outubro de 2016 (período chuvoso) e a outra em junho de 2017 (período seco). Em seguida, foram feitas anotações em caderneta de campo, registros fotográficos e finalmente a interpretação/análise das informações e diálogo com a bibliografia selecionada. De forma concisa, constatou-se uma série de problemas ambientais (processos erosivos, desmatamento, descarte de lixo, expansão urbana irregular, entulhos e outros), além de zonas assoreadas de destaque ao longo do Córrego Vaca Brava. Também nota-se um descaso dos gestores municipais para com o referido córrego e outros. Sugere-se então, medidas estruturais e não-estruturais, ações de revitalização, recuperação e políticas que valorizem e reconheçam o corpo hídrico como integrante da paisagem urbana.

Biografia do Autor

  • Vandervilson Alves Carneiro, UEG - Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Henrique Santillo, Anápolis - GO
    Doutor em Geografia (UFG - IESA) e docente da UEG - CCET

Downloads

Publicado

2019-12-31

Edição

Seção

Artigos