A IMPORTÂNCIA DO TURISMO EDUCACIONAL/PEDAGÓGICO NO ESTADO DE GOIÁS
Resumo
Resumo: No Brasil, país com 26 estados e o Distrito Federal, com dimensões “continentais”, existe uma necessidade de conhecimento não somente da “história regional” para o desenvolvimento de um turismo consciente e sustentável, mas também de todo o espaço, seja ele físico, geográfico ou ecológico. Dentro deste âmbito, pode-se notar a importância do Turismo educacional/pedagógico para as crianças que estão iniciando a aprendizagem escolar, e ainda de dimensionar o turismo além de seus mais conhecidos aspectos: o lazer e o ócio. Ainda existe uma grande barreira e, infelizmente, desconhecimento por parte de diretores, coordenadores e mesmo pais de alunos quanto a questão do deslocamento dos alunos e filhos para fora da sala de aula e a outras cidades ou estados, tendo ainda outros fatores que prejudicam sua execução, pois muitas cidades e/ou localidades não possuem estruturas suficientes para atender à demanda. Neste artigo, procuramos mostrar que, apesar das muitas barreiras ainda enfrentadas, o turismo educacional/pedagógico já ocupa uma significativa proporção do mercado. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica construída a partir de considerações a respeito da importância do turismo e aplicação dos conceitos apreendidos por meio de práticas de turismo educacional no contexto do Estado de Goiás.
Palavras chave: Interdisciplinaridade; Aulas extra sala; Turismo educacional.