DIMENSIONAMENTO DE PAVIMENTOS FLEXÍVEIS DE POUSO E DECOLAGEM PARA AERÓDROMOS E AEROPORTOS PELO MÉTODO FEDERAL AVIATION ADMINISTRATION (FAA) DE 2013

Autores

  • YASHMINE CLÁUDIA LANDI Engenheira Civil e Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Araguaia (Goiânia – GO)

Resumo

Resumo: As condições estruturais das pistas (espessura das camadas do pavimento) de aeródromos, são fatores que influenciam na segurança das operações de decolagem e aterrissagem das aeronaves que utilizarão o aeroporto. Diante disso, há uma necessidade de estudar e entender as normas criadas pelos órgãos de aviação civil nacionais de cada país. O dimensionamento dos pavimentos pelo método Federal Aviation Administration (FAA – órgão norte americano) considera o peso máximo de decolagem (PMD), admitindo dois fundamentos para o cálculo: para pesos brutos maiores que 30.000 libras (13.608 quilogramas), que será o critério abordado neste trabalho; para pesos brutos menores que 30.000 libras. Através dos procedimentos estabelecidos por estas normatizações, foi possível encontrar  a espessura adequada do pavimento flexível, que é de 673,10 mm e suas respectivas camadas, além ser possível elencar os parâmetros utilizados nesta determinação.

Palavras-chave: Dimensionamento. Pavimento. FAA. Aeródromos.

Biografia do Autor

  • YASHMINE CLÁUDIA LANDI, Engenheira Civil e Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Araguaia (Goiânia – GO)

    Engenheira Civil e Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Araguaia (Goiânia – GO)

Downloads

Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Artigos