A IMPORTÂNCIA DO USO DE IMAGENS NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

  • ANA CLAUDIA BREITKREITZ FERNANDES AYRES Graduada em Geografia, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Campo Mourão (PR), Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário UNICESUMAR e Geografia, Meio Ambiente e Ensino pela UNESPAR, Campus de Campo Mourão (PR)
  • SILVANA DE JESUS GALDINO Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá-UEM
  • MAILA MIRIAM FERREIRA DE CARVALHO Graduada em Geografia, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Campo Mourão (PR)

Resumo

Resumo

O ensino de geografia em sala de aula, muitas vezes ocorre de forma monótona e quase sempre, utiliza-se somente o livro didático como metodologia de ensino, o que não é diferente nas aulas do Ensino de Jovens e Adultos. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo analisar a importância do uso de imagens na disciplina de geografia como recurso metodológico. O trabalho desenvolveu-se fundamentado em revisão bibliográfica com leitura, análise e compreensão de livros e artigos, que servirão de suporte para formação do conhecimento e aprofundamento do tema abordado. Concluiu-se que, o uso de imagens nas aulas de geografia, na Educação de Jovens e Adultos, contribui para o aproveitamento, o rendimento e a compreensão do conteúdo por parte dos estudantes, pois está é uma ferramenta educacional que possui o objetivo de gerar efeitos reflexivos críticos e concretos no sentido visual dos estudantes, fazendo com que estes assimilem da melhor forma o conteúdo teórico à imagem representada, e visualizem a realidade socioespacial estudada.

Palavras-Chave: Imagem. Geografia. Educação. Jovens. Adultos.

Biografia do Autor

  • ANA CLAUDIA BREITKREITZ FERNANDES AYRES, Graduada em Geografia, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Campo Mourão (PR), Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário UNICESUMAR e Geografia, Meio Ambiente e Ensino pela UNESPAR, Campus de Campo Mourão (PR)

    Graduada em Geografia, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Campo Mourão (PR), Especialista em Gestão de Projetos pelo Centro Universitário UNICESUMAR e Geografia, Meio Ambiente e Ensino pela UNESPAR, Campus de Campo Mourão (PR) 

  • SILVANA DE JESUS GALDINO, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá-UEM

    Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá-UEM

  • MAILA MIRIAM FERREIRA DE CARVALHO, Graduada em Geografia, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Campo Mourão (PR)

    Graduada em Geografia, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Campo Mourão (PR)

Downloads

Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Artigos