O TERRITÓRIO DA EDUCAÇÃO RURAL E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRADIÇÕES E (RE) EXISTÊNCIAS

Autores

  • SEBASTIÃO DE SOUZA OLIVEIRA Doutor em Geografia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista / Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente (SP)

Resumo

Resumo: Este artigo traz uma reflexão sobre a educação rural e a educação do campo. Portanto, se justifica em função das necessidades e esperanças históricas de mudanças antes que o campo esvazie-se por completo em boa parte do país. Nestes dois conceitos procurou-se tecer, no limite da extensão do texto, algumas críticas fundamentadas com base em Arroyo e Fernandes (1999). Na metodologia também se amplia o diálogo com literaturas críticas disponíveis, relativas às políticas públicas para a educação voltada aos que defendem as resistências no seguimento de educação do campo. Com o mesmo grau de importância e para se cumprissem os objetivos faz parte o trabalho empírico, nas duas modalidades de ensino mencionadas e a vivência do autor enquanto estudante secundarista em escola agrícola. Ressaltamos, assim, que a pouca importância dispensada à educação do campo tem produzido o seu contrário, seja nos subespaços que lhes são próprios ou em outros, como as periferias urbanas para onde compulsoriamente a população camponesa se desloca.

 Palavras-chave: Educação rural. Educação do campo. Território. Geografia.

Biografia do Autor

  • SEBASTIÃO DE SOUZA OLIVEIRA, Doutor em Geografia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista / Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente (SP)

    Doutor em Geografia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista / Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente (SP)

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Publicado

2019-07-08

Edição

Seção

Artigos