O TERRITÓRIO DA EDUCAÇÃO RURAL E DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: CONTRADIÇÕES E (RE) EXISTÊNCIAS
Resumo
Resumo: Este artigo traz uma reflexão sobre a educação rural e a educação do campo. Portanto, se justifica em função das necessidades e esperanças históricas de mudanças antes que o campo esvazie-se por completo em boa parte do país. Nestes dois conceitos procurou-se tecer, no limite da extensão do texto, algumas críticas fundamentadas com base em Arroyo e Fernandes (1999). Na metodologia também se amplia o diálogo com literaturas críticas disponíveis, relativas às políticas públicas para a educação voltada aos que defendem as resistências no seguimento de educação do campo. Com o mesmo grau de importância e para se cumprissem os objetivos faz parte o trabalho empírico, nas duas modalidades de ensino mencionadas e a vivência do autor enquanto estudante secundarista em escola agrícola. Ressaltamos, assim, que a pouca importância dispensada à educação do campo tem produzido o seu contrário, seja nos subespaços que lhes são próprios ou em outros, como as periferias urbanas para onde compulsoriamente a população camponesa se desloca.
Palavras-chave: Educação rural. Educação do campo. Território. Geografia.