MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA ATIVIDADE INVESTIGATIVA EM TRILHA ECOLÓGICA
Resumo
Resumo: A Modelagem Matemática tem sido amplamente discutida no âmbito da Educação matemática como metodologia capaz de contribuir com a formação dos alunos em competências intelectuais amplas, como saber questionar, investigar e tomar decisões. Interessados em investigar uma proposta pedagógica capaz de gerar na sala de aula um espaço para a pesquisa e a reflexão, buscamos a Modelagem Matemática como metodologia de ensino em uma atividade de investigação matemática em trilha ecológica. Os dados da pesquisa foram coletados com alunos da segunda série do ensino médio de uma escola pública, por meio da atividade extraclasse e das aulas regulares subsequentes a visita a trilha. O envolvimento dos alunos na delimitação das hipóteses e nas fases de pesquisa; as reflexões sobre quais decisões tomar e a preocupação em intervir positivamente na realidade, sinalizou-nos aprendizagens para a formação para a cidadania e participação crítica e reflexiva na sociedade.
Palavras chave: Metodologia de Ensino. Ensino Médio. Educação pela Pesquisa. Educação Matemática.