O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO BÁSICA DE EDUCANDOS- UMA REVISÃO TEÓRICA

Autores

  • VANESSA GIOVELI PIVA Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Dois Vizinhos (PR)
  • SILVANA DE JESUS GALDINO Graduada e Especialista em Geografia, Mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Estadual de Maringá-UEM
  • DIESSE APARECIDA DE OLIVEIRA SEREIA Profª. Drª. da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Dois Vizinhos (PR)

Resumo

Resumo: A Educação Ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. Trata-se de uma forma abrangente de educação, com objetivo de atingir todos os cidadãos através de um processo participativo, crítico e consciente das problemáticas ambientais. É um processo pelo qual o educando obtém conhecimento acerca das questões ambientais, tornando-se um agente transformador do meio em que está inserido. Nesse sentido, as questões relacionadas ao meio ambiente vem sendo discutidas nos diferentes níveis do processo de ensino aprendizagem, devido a necessidade de transformar hábitos, pois o consumo excessivo e o descarte irregular de resíduos tem causado inúmeros impactos econômicos e socioambientais, interferindo direta ou indiretamente na qualidade de vida das pessoas. Sendo assim, a educação ambiental de forma ética, viabiliza integrar as diversas questões relacionadas ao meio ambiente, com o propósito de transformar hábitos. As dinâmicas em Educação Ambiental possibilitam, em ambientes formais de ensino, o desenvolvimento de hábitos que resultam em ações positivas ao meio ambiente, pois uma criança em contato com a realidade do ambiente em que vive, aprende mais e desenvolve atividades criativas a sua volta. Nesse caso, a Educação Ambiental possui a capacidade de moldar e formar pessoas sensíveis, capazes de transformar comportamentos. Com objetivo de desenvolver ações de educação ambiental visando ampliar o conhecimento acerca da preservação ambiental, a presente pesquisa visa trazer uma abordagem teórica à respeito da Educação Ambiental nas escolas. Através desse levantamento bibliográfico, foi possível concluir que, a educação ambiental nas escolas pode sim contribuir significativamente na mudança de valores e hábitos, os quais são repassados ao longo da vida, além de melhorar o agir no espaço escolar, formando uma nova versão de cidadania ambiental, gerando um novo paradigma e modificando o meio em que estão inseridos. A este processo ao qual se atribui a prática pedagógica participativa e interativa, além de apresentar boa aceitação por parte dos educandos e professores, se configura como uma potencial ferramenta na formação da consciência ambiental, uma vez que aproxima o problema ambiental da realidade vivenciada pelo educando.

Palavras- chaves: Meio Ambiente. Sensibilização. Valores. Educação Ambiental

Downloads

Publicado

2018-12-28

Edição

Seção

Artigos