UMA ABORDAGEM DIDÁTICA ENVOLVENDO ESTATÍSTICA NO COTIDIANO ESCOLAR
Autores
ALYSON FERNANDES DE OLIVEIRA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática,
Universidade Federal de Goiás
SELMA MARQUES DE PAIVA
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia
Universidade Católica de Goiás, Docente no Campus Anápolis de Ciências Exatas e
Tecnológicas – Henrique Santillo, UEG
Palavras-chave:
Educação Estatística. Ensino Médio. Projeto.
Resumo
O presente texto é resultado de um projeto proposto de forma diferenciada e contextualizada em sala de aula com o intuito de se apresentar a estatística no cotidiano escolar. Pretendeu-se promover a participação dos alunos na construção do seu próprio conhecimento e, assim, auxiliá-los no desenvolvimento do raciocínio na busca de soluções acerca de situações vivenciadas em seu cotidiano. Para a concretização dessa pesquisa, caracterizada como participante e de cunho qualitativo, foram feitas observações em três turmas da 3ª série do Ensino Médio de uma escola de Anápolis – Goiás e, posteriormente aplicada uma proposta com o objetivo de trabalhar a Estatística de forma mais dinâmica, contextualizada e autônoma em sala de aula. Verificamos que a presente proposta com esse tipo de abordagem pareceu ter eficácia para o ensino significativo do conteúdo, no ambiente escolar onde fora aplicado.