UMA ABORDAGEM DIDÁTICA ENVOLVENDO ESTATÍSTICA NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores

  • ALYSON FERNANDES DE OLIVEIRA Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Goiás
  • SELMA MARQUES DE PAIVA Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Docente no Campus Anápolis de Ciências Exatas e Tecnológicas – Henrique Santillo, UEG

Palavras-chave:

Educação Estatística. Ensino Médio. Projeto.

Resumo

O presente texto é resultado de um projeto proposto de forma diferenciada e contextualizada em sala de aula com o intuito de se apresentar a estatística no cotidiano escolar. Pretendeu-se promover a participação dos alunos na construção do seu próprio conhecimento e, assim, auxiliá-los no desenvolvimento do raciocínio na busca de soluções acerca de situações vivenciadas em seu cotidiano. Para a concretização dessa pesquisa, caracterizada como participante e de cunho qualitativo, foram feitas observações em três turmas da 3ª série do Ensino Médio de uma escola de Anápolis – Goiás e, posteriormente aplicada uma proposta com o objetivo de trabalhar a Estatística de forma mais dinâmica, contextualizada e autônoma em sala de aula. Verificamos que a presente proposta com esse tipo de abordagem pareceu ter eficácia para o ensino significativo do conteúdo, no ambiente escolar onde fora aplicado.

Downloads

Publicado

2018-08-23

Edição

Seção

Artigos