POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E SEUS IMPACTOS NOS PROJETOS POLÍTICOS-PEDAGÓGICOS DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Palavras-chave:
Inclusão. Planejamento. Educação. Ensino.Resumo
O presente estudo verifica e analisa as projeções e ações frente ao planejamento educacional, envolvendo as políticas públicas de educação especial presentes no Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de quatro escolas públicas da cidade de Quirinópolis (GO), com o foco na inclusão escolar. Para tanto, nos pautamos nos procedimentos da pesquisa qualitativa e a técnica utilizada foi análise documental com a finalidade de entender quais concepções e percepções frente a educação inclusiva que estão presentes nos PPPs? Percebeu-se que os PPPs de uma forma geral apresentaram elementos de educação inclusiva, umas das dificuldades encontradas foi a falta de sinalização da formação continuada especializada para trabalho inclusivo, formação esta que é um dos objetivos das Políticas Públicas de Educação Especial. Alguns PPPs até orientam recursos pedagógicos adequados, experiência prévia junto a alunos com necessidades especiais, atitude positiva dos agentes, além de apoio da família e da comunidade. Os dados permitiram identificar vários aspectos necessários à efetivação da proposta inclusiva nas escolas e que quando as Políticas Públicas estão presentes nos PPPs das instituições de ensino a educação caminha para uma efetivação da inclusão escolar, apesar de todos os desafios enfrentados.