UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA COM A TEMÁTICA CARBOIDRATOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Autores
JULIETE PEREIRA CARDOSO
Graduanda do Curso de Química Licenciatura na Universidade Estadual de Goiás (CCET)
ELIETE LUCIA SILVA
Mestre em Química (UFG/GO), docente pela Universidade Estadual de Goiás, CCET/ GO
Palavras-chave:
Educação, aprendizagem no ensino de jovens e adultos (EJA), carboidratos, reagente de Benedict.
Resumo
Os estudos realizados neste trabalho tiveram como objetivo demonstrar que ao se utilizar o experimento juntamente com a teoria haveria melhor aprendizagem por parte dos alunos. O aluno da Educação de Jovens e Adultos precisa de uma metodologia diferenciada que auxilie em seu pouco tempo disponível de estudo, já que a maioria trabalha. O trabalho foi realizado em uma escola pública, com alunos do 3° semestre da terceira etapa da Educação de Jovens e Adultos. Observou-se que a presente proposta colaborou para o ensino e aprendizagem, onde os estudantes mostraram-se mais participativos durante a aula e realização de questionário sobre o conteúdo. A escolha do experimento de detecção de carboidratos com a ação do reagente de Benedict ocorreu de forma a conciliar a falta de tempo e de materiais e como o experimento é rápido, simples e interessante, pois pode ser realizado em menos de uma hora e o resultado é imediato. Assim, a proposta foi interessante e conseguiu vencer o desafio de ensinar conteúdos mais complexos de forma mais fácil, através de experimentos.
Biografia do Autor
JULIETE PEREIRA CARDOSO, Graduanda do Curso de Química Licenciatura na Universidade Estadual de Goiás (CCET)
Graduanda do Curso de Química Licenciatura na Universidade Estadual de Goiás (CCET)
ELIETE LUCIA SILVA, Mestre em Química (UFG/GO), docente pela Universidade Estadual de Goiás, CCET/ GO
Mestre em Química (UFG/GO), docente pela Universidade Estadual de Goiás, CCET/ GO