UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA COM A TEMÁTICA CARBOIDRATOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Autores

  • JULIETE PEREIRA CARDOSO Graduanda do Curso de Química Licenciatura na Universidade Estadual de Goiás (CCET)
  • ELIETE LUCIA SILVA Mestre em Química (UFG/GO), docente pela Universidade Estadual de Goiás, CCET/ GO

Palavras-chave:

Educação, aprendizagem no ensino de jovens e adultos (EJA), carboidratos, reagente de Benedict.

Resumo

Os estudos realizados neste trabalho tiveram como objetivo demonstrar que ao se utilizar o experimento juntamente com a teoria haveria melhor aprendizagem por parte dos alunos. O aluno da Educação de Jovens e Adultos precisa de uma metodologia diferenciada que auxilie em seu pouco tempo disponível de estudo, já que a maioria trabalha. O trabalho foi realizado em uma escola pública, com alunos do 3° semestre da terceira etapa da Educação de Jovens e Adultos. Observou-se que a presente proposta colaborou para o ensino e aprendizagem, onde os estudantes mostraram-se mais participativos durante a aula e realização de questionário sobre o conteúdo. A escolha do experimento de detecção de carboidratos com a ação do reagente de Benedict ocorreu de forma a conciliar a falta de tempo e de materiais e como o experimento é rápido, simples e interessante, pois pode ser realizado em menos de uma hora e o resultado é imediato. Assim, a proposta foi interessante e conseguiu vencer o desafio de ensinar conteúdos mais complexos de forma mais fácil, através de experimentos.

Biografia do Autor

  • JULIETE PEREIRA CARDOSO, Graduanda do Curso de Química Licenciatura na Universidade Estadual de Goiás (CCET)
    Graduanda do Curso de Química Licenciatura na Universidade Estadual de Goiás (CCET)
  • ELIETE LUCIA SILVA, Mestre em Química (UFG/GO), docente pela Universidade Estadual de Goiás, CCET/ GO
    Mestre em Química (UFG/GO), docente pela Universidade Estadual de Goiás, CCET/ GO

Downloads

Publicado

2017-12-24

Edição

Seção

Artigos