PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE FACILITAM O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA

Autores

  • ANDREIA LUISA DA SILVA UEG - Quirinópolis
  • ISANA FERNANDES DOS SANTOS UEG - Quirinópolis
  • PAULO HENRIQUE MARTINS DE ASSUNÇÃO UEG - Quirinópolis
  • DELVANIA DOS SANTOS FREITAS SILVA UEG - Quirinópolis

Palavras-chave:

Educação. Práticas pedagógicas. Geografia. Estudante. Professor.

Resumo

Pulverizar as mais diferentes formas de ensinar a geografia no processo escolar, utilizando práticas
geográficas que estimulem o desenvolvimento crítico, científico e social dos alunos e valorizar a relação
estudante/professor não pode ser visto e muito menos empregado como práticas ultrapassadas e retrógadas, mais
sim atuais, envolventes e fascinantes, tornando o ensino de qualidade e de extrema interação entre todos os
aspectos que compõem este processo. Assim, detectamos uma maior interação entre aluno, conteúdo e professor
e em consequência uma aplicabilidade mais funcional e objetiva de todo o conteúdo estudado em sala de aula.
Espera-se que após esta pesquisa alunos de graduação do curso de geografia, assim, como os profissionais já
graduados e que atuam na área, além de toda comunidade escolar consigam identificar e desenvolver práticas
pedagógicas de acordo com a realidade de cada comunidade e inseridas no universo do aluno corelacionado com
a sua vivência social, escolar e intelectual. Além de todas estas características previamente citadas podemos
destacar também o impacto positivo entre as relações existentes a partir do âmbito escolar, promovendo maior
interação neste meio e nos demais aos quais o estudante e o professor são submetidos, destacando aqui todo o
conteúdo ministrado de acordo com as práticas, enaltecendo todo o processo e desmistificando o ensino que até
então seria taxado como ultrapassado.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Edição

Seção

Artigos