UMA ABORDAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO – QUIRINÓPOLIS/GO

Autores

  • CRISTIANO GARCEZ GUALBERTO UFG - Jataí

Palavras-chave:

Educação Ambiental. Escola. Meio Ambiente.

Resumo

O presente artigo científico expõe a importância da Educação Ambiental no ambiente escolar.
Atualmente muito se fala em Educação Ambiental; o fato de o mundo se encontrar extremamente consumista,
capitalista e os graves problemas ambientais e recentes catástrofes decorrentes têm levado educadores e
pesquisadores de todo mundo a buscarem maneiras de amenizar as consequências que o mundo vem sofrendo. A
Educação Ambiental dissemina seu conhecimento sobre o ambiente, sobre as problemáticas que a Terra e a
natureza vêm sofrendo. Esta ciência busca conscientizar sobre a preservação do meio ambiente e também dos
modos sustentáveis; é, portanto, uma disciplina que direciona o conhecimento e os valores para com o meio
ambiente, para o zelo do que ainda tem de natureza, inclusive lhe recompondo naquilo que dela se extraiu. No
caso a Educação Ambiental é também uma metodologia, que inclui métodos de sustentabilidade e reciclagens na
busca pela preservação do meio ambiente. É importante, assim, integrar este conhecimento à rede educacional de
ensino para formar adultos conscientes que considerem o próprio meio como o lugar de todos. Desse modo, o
resumo tem como objetivo principal saber como funciona a Educação Ambiental em uma escola pública da
cidade de Quirinópolis-GO, pesquisa esta que está em andamento. O artigo ao seu final terá características de
pesquisa quantitativa, pois haverá coleta de dados e informações com uso de questionário e entrevista
semiestruturada; e qualitativa por discursar sobre os mesmos.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Edição

Seção

Artigos