POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA AS ESCOLAS DO CAMPO

Autores

  • ALESSANDRA DE SOUZA GOUVEIA UEG - Quirinópolis
  • JOSÉ NOVAIS DE JESUS UEG - Quirinópolis

Palavras-chave:

Educação. Campo. Políticas públicas.

Resumo

O campo brasileiro foi, e ainda é, um cenário de grandes mudanças. Em meio a lutas, manifestações,
conflitos, ditadura militar e modernização, uma parcela da sociedade brasileira ficara esquecida, entre estes,
cidadãos do campo que resistiram a migração campo-cidade e apresentam-se em números significativos, sendo
merecedores de saberes que valorizem suas tradições. Neste sentido surge o ensino escolar específico para os
sujeitos do campo, no intuito de atender aos seus anseios. Entretanto, conforme está explícito nas principais leis
que sistematizam as políticas públicas para a educação, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei
9394/96) e os Parâmetros Curriculares Nacionais, que pouco mencionam as escolas rurais ou a Ed ucação no
Campo. Esta discussão é primordial para a compreensão do contexto escolar rural da atualidade. O ensino
ministrado pela escola rural do município não proporciona conhecimento adequado às necessário dos sujeitos do
campo, a partir do contexto sociocultural a qual está inserido em determinado lugar/espaço, pois, mesmo com
alguns decretos e legislações que amparem essas ações, a estrutura do ensino provém de instituições urbanas e
não é pensado no campo e para o campo.

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Publicado

2017-08-23

Edição

Seção

Artigos