ESTUDOS DA MARCHA DE ABSORÇÃO DE NUTRIENTES PARA RECOMENDAÇÃO DE ADUBAÇÃO NO CULTIVO DA CEBOLA

Autores

  • BRUNO NOVAES MENEZES MARTINS UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)
  • ANA CAROLINA BATISTA BOLFARINI UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)
  • MAURICIO DOMINGUEZ NASSER APTA Regional Alta Paulista-Adamantina/SP
  • ROBERTO LYRA VILLAS BOAS UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)

Palavras-chave:

Allium cepa L. Fertilização. Nutrição de plantas.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estabelecer uma recomendação mais precisa de adubação, considerando a fenologia e a exigência nutricional das plantas. A recomendação foi elaborada com base em pesquisas científicas recentes, que abordam a curva ou marcha de absorção de nutrientes, realizados em campo aberto nas condições edafoclimáticas do estado de São Paulo. Os critérios de recomendação foram: valores atuais de produtividade da cultura da cebola, população de plantas por hectare e métodos utilizados para extração dos nutrientes analisados. As quantidades dos adubos foram calculadas a partir da recomendação de cada nutriente, determinada em função da curva de acúmulo de nutrientes da cultura. Além disso, foi considerada a eficiência de aproveitamento dos nutrientes pelas plantas de acordo com o tipo de solo e o sistema de cultivo. Verificou-se que a maior exigência nutricional da cultura da cebola ocorre durante a bulbificação. É importante destacar que a quantidade de cada nutriente a ser aplicada depende das condições climáticas, do tipo de solo, do sistema de irrigação e do manejo cultural.

Biografia do Autor

  • BRUNO NOVAES MENEZES MARTINS, UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)

    Engenheiro Agrônomo, M.Sc., Doutorando em Agronomia/Horticultura - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)

  • ANA CAROLINA BATISTA BOLFARINI, UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)

    Engenheiro Agrônomo, M.Sc., Doutoranda em Agronomia/Horticultura - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)

  • MAURICIO DOMINGUEZ NASSER, APTA Regional Alta Paulista-Adamantina/SP

    Engenheiro Agrônomo, M.Sc., Pesquisador Científico APTA Regional Alta Paulista-Adamantina/SP, Doutorando em Agronomia/Horticultura - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)

  • ROBERTO LYRA VILLAS BOAS, UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)

    Engenheiro Agrônomo, Dr., Professor do Departamento de Horticultura - UNESP - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu (SP)

Downloads

Publicado

2017-07-05

Edição

Seção

Artigos