DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALDIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA DOS ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Este artigo é parte do resultado de uma pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolvida com o objetivo de identificar as dificuldades matemáticas dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Anápolis-GO, a fim de refletir como a metodologia utilizada pelo professor em sala de aula influencia no aprendizado dos alunos. O interesse pelo tema surgiu ao perceber, na disciplina de Conteúdos e Processos de Ensino de Matemática no curso de Pedagogia, que a maioria da turma não tinha afinidade e às vezes apresentava até pavor da disciplina. Assim surgiu o questionamento sobre o porquê de a matemática ser considerada um bicho de sete cabeças e o que os professores fazem ou poderiam fazer para que os alunos superem essas dificuldades. Para compreender o fenômeno pesquisado foram apresentados como suporte teórico autores como Bicudo (1999) que conceitua educação e ensino de Matemática; Fonseca (1995) que fala de contextualização; Borin (1996) aborda jogos matemáticos; Lins (2004) que apresenta a teoria dos monstros e Santos (2009) que discorre sobre a relação emotiva entre aluno e a Matemática. Os dados aqui apresentados são frutos da observação das aulas ministradas no 5º ano, de questionários aplicados para a professora e os alunos, análise dos planos de aula e de atividades desenvolvidas pelos alunos. Depois das análises pode-se concluir, entre outras coisas, que os alunos pesquisados apresentaram dificuldades na interpretação de situações-problemas, operações de estrutura multiplicativas e frações, pois não conseguem compreender a relação entre o conceito de conteúdos considerados abstratos e seus usos. Na tentativa de superar essas dificuldades foram utilizados jogos, porém sem o suporte adequado para que este seja realmente um momento de aprendizagem.
Biografia do Autor
GLEICIELY OLIVEIRA CARDOSO, UEG CSEH ANÁPOLIS
DISCENTE UEG CSEH ANÁPOLIS
SUELY MIRANDA CAVALCANTE BASTOS, UEG CSEH ANÁPOLIS