A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO ACOMPANHAMENTO DAS TAREFAS ESCOLARES DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA
Autores
RHANIELLI BENELLI SILVA
UEG CSEH ANÁPOLIS
ELIETE NEVES DA SILVA
UEG CSEH ANÁPOLIS
Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Deficiência. Escola. Família.
Resumo
Com o intuito de investigar a importância da família no acompanhamento das tarefas escolares das crianças com deficiência, esse estudo se propôs a analisar aspectos envolvidos em tal problemática a partir da visão de um grupo de professores. Para tanto, foi realizado um estudo bibliográfico e aplicado um questionário à 5 (cinco) professores regentes de uma escola da rede municipal de educação. A partir dos dados coletados pôde-se perceber que os professores consideram válida a parceria da família no acompanhamento das tarefas escolares, entretanto, os indícios de que estas ações ocorram ainda são pífios, de modo que não compreendem a necessidade de tal assistência que pode influenciar no desenvolvimento educacional. Contudo discute-se também como é o papel do professor nessa mediação para que a família seja capaz de entender a utilidade que o Atendimento Educacional Especializado possui, sendo imprescindível para a evolução do aprendizado.