SOCIOLOGIA DE BOURDIEU: TEORIA DE CAMPO, CAPITAL CULTURAL E ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS

Autores

  • DANIELLA COUTO LÔBO Doutoranda em Educação e Docente da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de GOIÁS

Palavras-chave:

Capital Cultural, Jovens Bolsistas, estratégias educativas

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar algumas reflexões sobre a sociologia desenvolvida pelo francês Pierre Bourdieu. Apresentam-se considerações sobre teoria de campo, capital cultural, campo científico, bem como dados da pesquisa de LÔBO (2007) sobre a importância da família no empreendimento das estratégias educativas de jovens das diferentes frações de classe. Identificou-se que na pesquisa que os estudantes conviviam com poucos momentos de lazer ou de descanso; orientavam suas escolhas com base na formação recebida por seus pais; encontravam na religião, forças para superarem as dificuldades da vida, ao mesmo tempo em que o espaço religioso servia de local de encontro com outros jovens; acreditavam que o trabalho, além de subsidiar parte de suas despesas, simbolicamente, também significava ter dignidade e responsabilidade.

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