A UTILIZAÇÃO DO GEORADAR DE PENETRAÇÃO NO SUBSOLO (GPR) NA DETERMINAÇÃO ESTRATIGRÁFICA DO PAVIMENTO DA RODOVIA DO CÂMPUS DA UEG-ANÁPOLIS-GO

Autores

  • ANTONIO LÁZARO FERREIRA SANTOS Docente da UEG – CCET, Campus Henrique Santillo (Anápolis – GO)
  • EDIANA CARVALHO DA SILVEIRA Graduanda da UEG – CCET, Campus Henrique Santillo (Anápolis – GO)
  • WELITOM RODRIGUES BORGES Docente da UnB – DF (Campus Darcy Ribeiro – DF)

Palavras-chave:

Radar de penetração no subsolo (GPR). Investigação indireta. Pavimentos.

Resumo

Neste trabalho o equipamento de Georadar ou radar de penetração de subsolo (GPR) é apresentado como um recurso para a investigação indireta das espessuras das camadas da estrutura do pavimento rodoviário flexível, do Campus da Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO, como subsídio ao monitoramento e conservação da infraestrutura local. A aquisição de dados de GPR realizou-se com auxilio de técnica do perfil de afastamento constante. Na rodovia, adquiriu-se o perfil transversal, com comprimento individual de 20 metrosacoplado a uma antena blindada de 900MHz. Para a calibração das velocidades eletromagnéticas realizaram-se perfurações no pavimento, determinando-se assim as espessuras das camadas de revestimento e de base. A estrutura da pista é composta por uma camada de revestimento asfáltico com 3,5cm de espessura, assentado diretamente sobre uma camada de base de 20 cm de espessura de solo laterítico. O resultado do perfil confirmam a eficiência do método na caracterização de pavimento.

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