ESTUDO TEÓRICO E PRÁTICO DA INFLUÊNCIA DA SUBSTITUIÇÃO DA CAL POR TERRA INFUSÓRIA EM ARGAMASSAS DE ASSENTAMENTO ATRAVÉS DOS ENSAIOS DE RESISTÊNCIA E DURABILIDADE

Autores

  • JOSÉ DAFICO ALVES Docente e Pesquisador da Universidade Estadual de Goiás / Engenharia Civil e Agrícola / Laboratório de Materiais de Construção - Campus de Anápolis (GO)
  • ALÉXIA REGINE COSTA SILVA Aluna bolsista da Universidade Estadual de Goiás / Engenharia Civil / Laboratório de Materiais de Construção - Campus de Anápolis (GO)
  • GABRIEL DE SOUZA MEIRA Aluno bolsista da Universidade Estadual de Goiás / Engenharia Civil / Laboratório de Materiais de Construção - Campus de Anápolis (GO)
  • HIURY TORQUATO DA SILVA Aluno bolsista da Universidade Estadual de Goiás / Engenharia Civil / Laboratório de Materiais de Construção - Campus de Anápolis (GO).
  • LÍDIA ALLA SILVA Aluno bolsista da Universidade Estadual de Goiás / Engenharia Civil / Laboratório de Materiais de Construção - Campus de Anápolis (GO)

Palavras-chave:

Terra Infusória. Argamassa. Cal. Sustentabilidade.

Resumo

A terra diatomácea (ou terra infusória) é uma substância originada de fósseis de algas silícicas, extraídas do fundo de mares e lagos. A mesma pode ser utilizada no processo de filtração da cerveja, devido sua característica filtrante. Devido a atual demanda, as indústrias cervejeiras têm utilizado quantidades exorbitantes de tal substância, que por sua vez não possui um destino adequado, sendo descartada de forma indevida no meio ambiente. Devido a atual necessidade de se preservar o meio ambiente, é compreensiva a criação de tecnologias sustentáveis na construção civil e o reaproveitamento de resíduos descartados indevidamente no meio ambiente. Pesquisas sobre a substituição da cal por terra infusória na argamassa foram realizadas com a finalidade de descobrir um novo meio de reduzir os impactos ambientais. Para analisar esta proposta, testes de durabilidade e resistência a compressão diametral foram realizados conforme especificado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) pela NBR 13554 e NBR 7222, respectivamente, e considerando algumas adaptações. Com isto, torna-se viável a substituição da cal pela terra infusória, visto que, com está, a argamassa obteve-se um aumento de 15,2 % na vida útil, e ainda uma redução de aproximadamente 5,97 % no consumo de água.

Edição

Seção

Artigos