A SITUAÇÃO DAS ESCOLAS RURAIS NA ATUALIDADE: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE QUIRINÓPOLIS, GO
Palavras-chave:
Escolas rurais. Políticas públicas. Educação do campo. Agronegócio.Resumo
Este artigo tem como objetivo debater a situação das escolas rurais e ao mesmo tempo refletir acerca das políticas públicas e a educação do campo. O projeto nasce da luta da organização dos movimentos sociais do campo reivindicando a democratização da terra, educação e cidadania. Nos últimos anos, diversos cursos de graduação e políticas públicas foram criados com o intuito de promover a consolidação da educação do campo. O produtivismo reforça cada vez mais de que o campo é visto só pelo viés economicista, o que tende a desarticular as práticas camponesas e ao mesmo tempo submeter os camponeses na lógica capitalista. Em função das profundas mudanças que ocorrem no espaço rural brasileiro, em especial no sudoeste goiano, é preciso uma análise mais atenta para compreender como essa dinâmica interfere na questão do ensino no campo. Por ser uma região com intensa atividade agroindustrial e marcada por grandes propriedades voltadas para produção de cana de açúcar, soja e criação de bovinos, elas impactam na diminuição das pequenas unidades camponesas e, com isso, também a migração da população rural para as cidades. No decorrer da construção deste artigo, foram feitos estudos e levantamentos bibliográficos referentes às questões atinentes à problemática das escolas no campo (os desafios da construção de uma escola vinculada à realidade) e também a utilização de literatura sobre as escolas rurais para entender as contradições que persistem no ensino no campo. O trabalho foi construído em teoria pertinente centrada em Arroyo (2004), Caldart (2004), Souza F. (2010) e Pessoa (2007).